Pensamento estratégico e lazer masculino: o retorno dos jogos de habilidade clássicos

Pensar de maneira estratégica é algo que tem sido adotado tanto dentro quanto fora do ambiente profissional. É com base em estratégias bem fundamentadas que as pessoas conseguem alcançar alguns de seus objetivos de maneira mais eficaz do que outras.

No caso do lazer masculino, o pensamento estratégico tem feito a diferença. Uma prova disso é o retorno dos jogos clássicos de habilidade. Esse tipo de jogo tem transformado a maneira pela qual os homens se divertem com base em uma estratégia bem definida.

Jogo de cartas exige estratégia bem fundamentada

Um ótimo exemplo de como o lazer masculino precisa ter o pensamento estratégico para ser aproveitado da melhor maneira possível é um bom jogo de cartas. O popular Gin Rummy, por exemplo, precisa que os jogadores pensem bem antes de tomar a próxima decisão.

O jogo de cartas Gin Rummy tem como objetivo permitir que os jogadores combinem suas cartas com o objetivo de vencer seus oponentes. Mas esse é apenas um dos exemplos que podem ser encontrados na prática.

Quem joga truco, por exemplo, precisa desenvolver uma boa estratégia com a sua dupla para vencer os oponentes. A ideia é fazer com que seja possível vencer ao menos duas das três rodadas para que você consiga sair vencedor.

O interessante é que esses jogos de cartas precisam ser jogados de maneira que o jogador tenha uma estratégia para conseguir ter mais chances de vencer o seu oponente. Caso contrário, há uma grande probabilidade de que o sucesso seja comprometido ao longo das rodadas.

Clássicos facilitam o lazer dos jogadores

Um jogo clássico como lazer tem o grande diferencial de permitir que o jogador consiga jogar sem precisar conhecer uma série de regras para alcançar o objetivo de vencer os seus oponentes.

Quanto mais fáceis forem as regras, melhor será a experiência de quem joga. Afinal, mais simples será compreender o que você precisa fazer para conseguir a vitória ao longo das rodadas.

O jogo clássico de cartas é simples de ser explicado até mesmo para os jogadores que nunca jogaram. Regras básicas e sistema de pontos sem grande complexidade são elementos que fazem a diferença.

O mercado de games oferece uma série de oportunidades para que as empresas desenvolvam os clássicos e consigam atrair novos jogadores. Dessa maneira, um novo jogador consegue entender bem como o jogo funciona.

Pode ser que os jogadores prefiram um jogo mais complexo para se divertir. Nesse caso, dependerá do jogador escolher uma alternativa que esteja de acordo com as suas expectativas. Mas, independentemente da opção escolhida, o pensamento estratégico precisa estar presente.

Lazer masculino é mais presente nos computadores e consoles

Um aspecto que as empresas de jogos precisam considerar ao criar seus games é o dispositivo que os homens preferem para jogarem seus jogos favoritos. Nesse caso, a Pesquisa Games Brasil é reveladora.

A publicação mais recente indica que 61,5% dos brasileiros que jogam em consoles são homens. Já 66,9% de quem joga pelo computador no Brasil é do sexo masculino. Quando se fala em smartphones, as mulheres ganham.

As empresas que criam jogos para o segmento masculino precisam criar games que estejam de acordo com o console preferido dos homens. A lógica é a mesma para as mulheres com base no seu interesse em celulares.

Vale deixar claro que isso não significa que as empresas que criam jogos devem dispensar a criação de opções para o smartphone ou outros dispositivos. Na realidade, quanto mais adaptável for o jogo, melhor será a experiência de quem joga um clássico ou uma versão moderna.

Tendência é de que jogos clássicos continuem em alta

O segmento de jogos clássicos tende a continuar em alta entre os homens. Por ser um setor que tem um elevado engajamento do público masculino, ainda mais empresas tendem a optar por investir nessas opções para que os jogadores continuem jogando em seus consoles favoritos.

Elementos como personalização e engajamento tendem a ganhar ainda mais força entre os jogadores. Por isso, as empresas de games possivelmente continuarão investindo nesse setor ao longo dos próximos anos.

Para os jogadores, só há vantagens em continuar participando desse segmento para ficar por dentro das novidades que estão por vir. Já as empresas precisam acompanhar as métricas para entender o que está dando certo, assim como para saber o que precisa ser melhorado ao longo da experiência de quem joga clássicos, ou qualquer outro jogo de sua preferência.

Com isso, o ambiente do lazer masculino fica fortalecido e novas experiências são oferecidas aos jogadores que buscam jogos inovadores e que mantêm mecânicas clássicas.

Redação El Hombre
Redação El Hombre
Fundado em 2012, o El Hombre é um portal de lifestyle com mais de 7000 artigos sobre moda masculina, cultura e entretenimento.

ARTIGOS RECENTES