fbpx
Mentiroso
Mentiroso

Por que mentir não é saudável

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Provavelmente a mentira não é o recurso mais admirável para administrar situações, mas há quem a considere fundamental para o bom funcionamento de relações e – por que não – da sociedade. Você não vai contar para a sua namorada que fazia reuniões semanais com os amigos da sexta série para dar uma checada nas fotos de sites pornôs na época em que os vídeos ainda eram sonhos. E caso ela pergunte – sabe-se lá por que – você vai negar até a morte. Alguns chamam isso de mentirinha saudável. No entanto, isso pode ser apenas um apelido sem fundamento.

A Men’s Health fez uma matéria dizendo que a mentira, mesmo que pequena, pode ser prejudicial ao mentiroso. “Se você estiver escondendo um segredo, pesquisas mostram que isso pode prejudicar o poder do seu cérebro, a sua saúde e a sua felicidade”, diz a autora do texto Amy Rushlow. Bem, vendo por esse ponto de vista, talvez a mentirinha não seja tão saudável assim. Os quatro aspectos negativos do segredo segundo a matéria são:

1. O segredo te deixa inquieto

“Quando você guarda um segredo, você naturalmente o afasta de sua mente para que não escape em hora errada. O problema: isso só faz com que você, possivelmente, pense mais ainda nele, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Virgínia. E segundo estudos da Universidade de Central Florida, homens com pensamentos intrusivos desagradáveis são mais propensos a sintomas de ansiedade. Acredita-se também que a supressão de pensamentos contribui para transtornos de estresse pós-traumático, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo [TOC].”

2. O segredo te distrai

“Os segredos são equivalentes aos colegas malas do trabalho. Estudantes da Universidade de Virgínia que receberam a orientação de manter um segredo específico, completaram um teste de computador de forma mais lenta do que seus parceiros. Por que? A retenção de informações distrai, explicaram os pesquisadores”.

3. O segredo te deixa mais gordo

“Em um estudo recente, algumas pessoas escreveram um grande segredo – como trair o parceiro – ou um pequeno segredo – como comer pizza durante uma dieta. O resultado bizarro: os efeitos dos grandes segredos fizeram montes parecerem mais íngremes e tarefas físicas mais difíceis. Mas o que acontece? Seus pensamentos – como um segredo pesando nas suas costas – pode ativar regiões sensoriais do cérebro que estão associadas ao desgaste físico, o que pode distorcer suas percepções”.

4. O segredo é prejudicial à saúde

“Pessoas que mantém em segredo experiências perturbadoras, como traumas relacionados à guerras, são mais propensas a terem problemas de saúde. Por exemplo, um estudo clássico revelou que os sobreviventes do holocausto que eram mais abertos a contarem suas experiências em entrevistas, apresentaram resultados mais saudáveis catorze meses mais tarde se comparados as pessoas mais reservadas. Homens HIV-positivos que ocultaram sua homossexualidade morreram mais cedo do que aqueles que eram abertos sobre isso, mostrou outro estudo”.

Considerando tudo isso, talvez a marca de batom passe a ser mesmo da secretária, não, cowboy?

Gordura
Quer ficar em forma? Parar de mentir talvez te ajude nisso