fbpx
programas favoritos

Por que rever seus programas de TV favoritos pode ser bom para a sua saúde mental, segundo a psicologia

Se você adora assistir seus programas de TV favoritos repetidamente, apesar de ser ridicularizado por seus amigos e talvez até mesmo preocupá-los, você está com sorte! Acontece que assistir novamente a programas de TV pode ser bom para sua saúde mental.

Vários estudos exploraram o impacto psicológico dos programas favoritos na televisão. Por exemplo, uma série de quatro estudos publicados no The Journal of Experimental Social Psychology em 2009 encontrou vínculos com um aumento do sentimento de pertencimento e diminuição dos sentimentos de rejeição e solidão quando os participantes do estudo pensavam sobre seus programas de TV favoritos e familiares.

A razão pela qual rever programas favoritos pode ser útil para nós, quando podemos estar nos sentindo para baixo e desconectados dos outros, é devido à familiaridade que nossos programas favoritos proporcionam. Como Shira Gabriel, PhD, uma das co-autoras do estudo, disse ao Everyday Health, “Rever programas permite que mergulhemos em um mundo social que já conhecemos e com o qual já nos sentimos conectados. É uma maneira rápida de se sentir conectado, como conversar com um velho amigo faz alguém se sentir conectado mais rapidamente do que com uma nova pessoa.”

Isso também pode explicar por que às vezes tentamos dizer que personagens desses programas de TV nos lembram nossos amigos e nós mesmos. Por exemplo, ao falar sobre Sex And The City, as pessoas dirão que são a Carrie em seu grupo, enquanto sua melhor amiga é Samantha e seu outro amigo é definitivamente Miranda.

Rever nossos programas de TV favoritos também pode ser incrivelmente reconfortante e proporcionar um espaço seguro para regular nossas emoções e descomprimir. Esses programas oferecem um senso de segurança, especialmente quando podemos estar estressados ​​com o trabalho, enfrentando dificuldades em nossos relacionamentos ou ansiosos em geral.

Qualquer que seja o seu programa de TV favorito, este é o seu sinal de que está tudo bem aproveitá-lo várias e várias vezes. Agora, se me dão licença, tenho algumas temporadas de Brooklyn-99 para rever!


Artigo escrito por Molly Burford no site Thought Catalog, traduzido ao português pelo El Hombre