fbpx
suplementos

Quais suplementos usar para ganhar massa muscular?

Se você é iniciante é vai comprar um suplemento para o ganho de massa muscular, é normal que a dúvida surja sobre qual adquirir. Afinal, existem vários tipos de suplementos, com cada um tendo um objetivo diferente mas uma meta em comum: o crescimento da massa muscular.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para ajudar você. Ao longo deste texto, apresentaremos os principais suplementos que estão disponíveis no mercado, quais são seus benefícios, qual é o seu formato, se é em pó ou em comprimido e como eles agem no organismo.

Além disso, você verá que existem suplementos que foram desenvolvidos para as pessoas que são vegetarianas, sendo possível consumir proteína sem ser de origem animal. Continue lendo e descubra tudo sobre os suplementos para o ganho de peso. 

Suplementos para ganhar massa muscular

Existem vários tipos de suplementos alimentares para ganhar massa muscular, o que torna difícil a escolha. A seguir, serão apresentados os principais tipos de suplementos que vão ajudar você a ganhar massa muscular. Confira! 

Whey Protein

O Whey protein é um dos suplementos mais conhecidos, que tem como objetivo fornecer uma grande quantidade de proteína para que a pessoa ganhe massa muscular. Entretanto, é importante ficar atento na hora da compra, pois existem três tipos de whey protein: concentrada, isolada e hidrolisada. Ambas são compostas por β-lactoglubolina, α-lactalbumina, albumina bovina sérica e imunoglobulinas.

O whey protein isolado tem uma pureza maior, ou seja, tem 90% de proteína e uma quantidade menor de lipídios e lactose. Já a do tipo concentrada tem cerca de 80% de proteína devido o seu processo de extração, enquanto que a hidrolisada é manipulada, onde as partículas de proteína são mais fáceis de serem digeridas. Para mais informações sobre como escolher e quais as opções com maior rendimento, veja os 10 melhores whey protein de 2022.

L-arginina

A L-arginina é um aminoácido que ajuda a estimular a produção do hormônio do crescimento e a creatina no organismo. Além disso, atua como um antioxidante, sendo um dos fatores fundamentais para o estímulo do crescimento muscular.

Por ser um suplemento que ajuda a aumentar a força e a resistência, deve ser consumido apenas por pessoas que pretendem ter um grande ganho de massa muscular, isto é, treinos de alta intensidade. Você pode encontrar a L-arginina em forma de pó ou de cápsulas. 

Maltodextrina

A maltodextrina, também conhecida como malto, é muito usada por pessoas que praticam musculação, pois ajuda a dar energia durante os treinos. A malto é um tipo de proteína composta por enzimas de amido de milho, o que facilita a absorção pelo organismo.

A malto é muito indicada para o ganho de massa muscular devido a energia que fornece para o corpo. Logo, deve ser consumida após os treinos. Além disso, pode ser utilizada por praticantes de atividades aeróbicas (corrida, futebol e tênis). Você encontrará esse suplemento na forma de pó que pode ser diluído na água. 

Creatina

A creatina é uma substância que pode ser encontrada em cerca de 95% do tecido muscular do corpo humano. Dessa forma, ela possui vários benefícios, como fornecer energia para as fibras musculares (evitando a fadiga durante o treino), facilitar a recuperação de energia gasta pelo músculo e aumentar o volume da musculatura.

O aumento da musculatura é possível devido ao acúmulo de líquido (água) dentro das células, que acontece logo após o gasto de energia. Sendo assim, esse suplemento pode ser adquirido na forma de pó, devendo ser dissolvido em água e podendo ser ingerido até 10g por dia. Não deixe de conferir as 10 melhores creatinas de 2022, e saiba qual opção possui o melhor custo benefício.

Caseína

A caseína é outro tipo de suplemento alimentar composto por proteínas que ajudam no ganho de massa muscular. Essa substância é muito comum de ser encontrada em sua forma natural no leite de vaca, de ovelha e de cabra. Ao contrário dos outros tipos de suplementos, a caseína demora para ser digerida pelo organismo, ajudando assim na perda de peso. 

Na forma de um pó rosa, este suplemento apresenta diversos benefícios sendo a perda de peso, devido a sensação de saciedade que ele oferece, ajuda a equilibrar os níveis de glicose e de insulina no sangue evitando a diabetes. Bem como, ajuda a diminuir a enzima conversora de angiotensina no sangue, responsável pelo aumento da pressão arterial. 

Beta-alanina

A beta-alanina é um aminoácido presente no nosso corpo que podemos adquirir através da ingestão de alimentos ricos em proteínas, como o frango, por exemplo. Para quem quer ganhar massa muscular, é importante que durante o treino ocorra um aumento dos níveis de carnosina intramuscular, que ajuda no ganho de massa muscular.

Logo, para que haja a produção de carnosina intra muscular, é necessário que o corpo produza beta-alanina. Sendo assim, a suplementação dessa substância vai ajudar nesse processo de crescimento do músculo. 

Glutamina

A glutamina também é um aminoácido não essencial, ou seja, que é produzido pelo nosso corpo, de forma que não é necessário consumir alimentos que o tenha. Entretanto, quando se quer ganhar massa muscular, é necessário uma maior quantidade desse aminoácido presente em nosso organismo. 

Além disso, a glutamina pode ajudar na recuperação da musculatura após os treinos e evitar lesões. Logo, o que acontece depois de um treino é o gasto de energia e nutrientes presentes na musculatura, então a glutamina entra para repor esses nutrientes e repor a energia, ajudando assim, no ganho de massa muscular. Veja também, as 10 melhores glutamina de 2022 e escolha a opção ideal para você.

BCAA

O suplemento do tipo BCAA é composto por três tipos de aminoácidos, sendo elas a leucina, a isoleucina e a valina. Esses  aminoácidos são proteínas que ajudam no bom funcionamento dos músculos, sendo que representam cerca de 1 ⁄ 3 das proteínas musculares.

Devido a prática de musculação gastar muita energia, é necessário a reposição, que pode ser feita através da suplementação de BCAA. A vantagem deste suplemento é a rápida absorção pelo organismo, o que faz com que se tenha um ganho de energia muito rápido. Esse suplemento pode ser encontrado na forma de pó. 

Albumina

A albumina é um tipo de proteína produzida pelo fígado e que tem diversas funções para o nosso corpo. Entre os benefícios da albumina para o organismo, está o ganho de massa muscular. Assim como outros suplementos que são a base de albumina, tem uma ótima digestão, ou seja, o corpo absorve com rapidez ajudando na recuperação da energia gasta durante o treino.

Devido fazer uma rápida recuperação de nutrientes (proteína) na musculatura, esse suplemento pode ser consumido cerca de 30 minutos antes e depois dos treinos. Tendo a aparência de um pó branco, você pode diluí-lo em sucos de fruta ou sobre o iogurte. 

Cafeína

Suplementos à base de cafeína oferecem diversos benefícios, entre eles o ganho de massa muscular, energia e perda de gordura corporal. Por ser um suplemento que ajuda na perda de gordura, você conseguirá ter os músculos mais definidos.

Bem como, por fornecer energia e aumentar a contração muscular, você conseguirá ter uma maior resistência durante os treinos, de modo que consiga ganhar massa muscular. Dessa maneira, a cafeína é um suplemento barato que pode ser adquirido na forma de cápsulas que devem ser ingeridas cerca de 30 a 60 minutos antes do treino. 

Proteína vegetal

Por último, a proteína vegetal, são tipos de suplementos muito indicados para pessoas vegetarianas. Afinal, os demais suplementos possuem derivados de origem animal. Para isso, esse tipo de suplemento é feito à base de proteínas que podem ser encontrados nos seguintes alimentos: ervilha, soja, arroz e semente de abóbora. 

Embora sejam de origem vegetal, esse suplemento fornece uma quantidade benéfica de proteína que ajuda no ganho de massa muscular, pois possui os mesmos aminoácidos encontrados na proteína de origem animal. Logo, ele vai fornecer resistência, força e mais energia, fazendo com que você tenha um melhor rendimento durante os treinos. Pode ser comprado na forma de pó ou cápsulas. 

Escolha o suplemento que mais combina com o seu treino!

Como você pôde ver ao longo deste artigo, existem muitos tipos de suplementos que podem ajudar no ganho de massa muscular. Mesmo tendo o mesmo objetivo, há algumas diferenças entre eles.

Mostramos a você que existem suplementos em forma de pó e de cápsulas que podem ser diluídos na água, no suco ou até mesmo acompanhado com iogurte. Alguns tipos de suplementos vão focar no ganho de energia e resistência, enquanto outros vão ter como objetivo principal o crescimento da musculatura. 

Além disso, você aprendeu que existem tipos de substâncias presentes nos suplementos que são produzidos pelo nosso organismo. Mas, para que haja um maior estímulo do nosso músculo, é necessário realizar a suplementação dessas substâncias. Agora que você já conhece cada um dos suplementos para o ganho de massa muscular, chegou a hora de escolher o seu.