frequência-cortar-cabelo

Qual é a frequência ideal que um homem deve cortar o seu cabelo?

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Qual é a frequência que um homem deve cortar o cabelo? Se você quer andar sempre com um penteado estiloso, tipo caras como David Beckham e Ryan Gosling fazem, não basta escolher um corte bonito e achar que o problema está resolvido.

É preciso fazer a manutenção correta do cabelo, senão rapidamente ele perde o corte e você volta à estaca zero, com um emaranhado de fios desgovernados na sua cabeça.

Mas qual é, afinal, o tempo certo entre um corte e outro? Bati um papo com a barbeira Juliana Félix, gerente de barbearia da Casa Murdock, para esclarecer a questão.

“Para o cabelo ficar sempre alinhado, o ideal é cortar a cada 15 ou no máximo 20 dias“, ela me disse. “O limite é um mês, aí já começa a perder o corte. Não dá para ultrapassar isso.”

frequência-cortar-cabelo

Pois é, senhores, ser estiloso dá trabalho, né? E se você é adepto do fade, a manutenção é ainda mais rápida. Juliana sugere uma visita ao barbeiro a cada 10 dias para raspar as laterais, mantendo assim o corte sempre na estica. Já na parte de cima, que é mais comprida, dá para esperar uns 20 dias antes de mexer novamente.

Por que devemos cortar tão rápido? O cabelo cresce uma média de 1 a 2 centímetros por mês, então basta um desleixo e — pronto — em questão de semanas um capacete já se formou ao redor da nossa cabeça.

A regra também vale para quem tem cabelo comprido ou está deixando crescer. O segredo é fazer a manutenção a cada 2 ou 3 semanas, tirando as pontas nas laterais e eliminando o excesso de volume em cima, para assim deixá-lo crescer de forma organizada.

VÍDEOS EM DESTAQUE