fbpx

Quem são as 10 pessoas mais poderosas do mundo?

A revista Forbes acaba de anunciar sua lista com as 72 personalidades mais poderosas do mundo.

E pela segunda vez consecutiva o presidente da Rússia, Vladimir Putin, encabeçou o ranking. Ele foi seguido de perto, como no ano passado, pelo presidente americano Barack Obama.

Na lista ainda aparecem personalidades como o presidente chinês Xi Jinping (3º), o Papa Francisco (4º), a chanceler alemã Angela Merkel (5ª), Bill Gates (7º), Mark Zuckerberg (22º) e Dilma Rousseff (31ª).

De acordo com a própria publicação, a lista não revela as pessoas mais influentes do mundo, mas aquelas mais poderosas – ou seja, que realmente detêm o poder puro, bruto do planeta (o que eles chamas de hard power).

“Insistimos que as pessoas em nossa lista empunham o tipo de poder que molda o mundo, move pessoas, mercados, exércitos e mentes”, é o que lemos no artigo que anunciou o ranking.

Para ranquear são usados, basicamente, critérios como recursos financeiros, alcance e uso do poder, e o número de pessoas que as ações do indivíduo impactam. Mas é claro que isso é o básico. A conta é mais complexa e está explicada com detalhes nesse link, caso te interesse.

O FORBES Most Powerful começou em 2009 com a ideia de responder a duas perguntas: “Qual a verdadeira natureza do poder? Podemos realmente comparar chefes de estado com figuras religiosas e grandes criminosos?”

De lá para cá, Obama liderou a lista em três oportunidades (2009, 2011 e 2012), Putin em duas (2013 e 2014) e o líder chinês Hu Jintao uma (2010).

Além disso, algumas personalidades que estavam no TOP 10 do ranking inaugural permanecem por lá até hoje, como Vladimir Putin, Barack Obama, Bill Gates, Sergey Brin e Larry Page.

Será que isso responde a pergunta?

Confira agora a lista completa desse ano:

  1. Vladimir Putin (presidente da Rússia)
  2. Barack Obama (presidente dos Estados Unidos)
  3. Xi Jinping (presidente da China)
  4. Papa Francisco
  5. Angela Merkel (chanceler alemã)
  6. Janet Yellen (presidente do Banco Central dos Estados Unidos)
  7. Bill Gates (presidente da Microsoft)
  8. Mario Draghi (presidente do Banco Central Europeu)
  9. Sergey Brin (presidente de tecnologia do Google)
  10. Larry Page (diretor executivo e presidente do Google)