Quem são os favoritos para as semifinais da Copa?

De um lado temos França e Bélgica, naquele que promete ser um jogo cheio de gols, devido ao poderio ofensivo de ambas equipes. Do outro temos Inglaterra e Croácia, provavelmente um duelo mais retrancado, com poucas chances de gol. Quais dessas seleções vão se classificar para a finalíssima da Copa do Mundo 2018? Na terça-feira (10) teremos essa resposta. Mas enquanto o apito inicial não toca, eis os nossos palpites para os dois jogos.

FRANÇA VS BÉLGICA

Talvez esta seja a final antecipada, pois os dois times estão jogando muita bola, especialmente em termos ofensivos. O trio belga formado por Lukaku, De Bruyne e Hazard vai encarar o francês de Griezmann, Mbapée e Pogba. Isso sem contar vários outros craques que ambas equipes possuem.

A Bélgica é a única seleção 100% na competição. Ganhou de 2×1 do Brasil, 3×2 do Japão, 1×0 da Inglaterra, 5×2 da Tunísia e 3×0 do Panamá. Seu ataque é o melhor da Copa, também, com 14 gols e 10 assistências. Sofreu 5 gols até agora.

Já a França ganhou de 2×0 do Uruguai, 4×3 da Argentina, 1×0 do Peru, 2×1 da Austrália e empatou em 0x0 com a Dinamarca. Sua defesa é ligeiramente mais sólida, com 4 gols sofridos, enquanto o ataque tem 9 marcados e 4 assistências.

As duas seleções estão confiantes, pois vêm de vitórias convincentes no mata-mata. Qualquer uma pode ganhar, mas devido aos números, a Bélgica tem um leve favoritismo no confronto. Resta ver se a camisa da França, mais tradicional em Copas, não vai fazer a diferença.

INGLATERRA VS CROÁCIA

Antes da Copa começar, ninguém imaginava que a Inglaterra (12ª no ranking da FIFA) ou a Croácia (20ª) poderiam chegar tão longe. Mas olha só elas aqui.

O diferencial do time inglês tem sido Harry Kane, artilheiro isolado da competição com 6 gols. Ele fez mais de 50% dos gols da equipe, que possui 11 ao todo e 5 assistências. Até agora eles têm três vitórias (2×1 na Tunísia, 6×1 no Panamá e 2×0 na Suécia), um empate (1×1 contra a Colômbia) e uma derrota (0x1 para a Bélgica). Só tomou 4 gols.

A Croácia, por outro lado, leva vantagem no meio-campo, com sua talentosa dupla formada por Modric (do Real Madrid) e Rakitic (Barcelona). Depois de uma primeira fase 100% (vencendo Nigéria por 2×0, Argentina por 3×0 e Islândia por 2×1), eles empataram com Dinamarca em 1×1 e Rússia em 2×2 no mata-mata, se classificando nos pênaltis. Até agora são 10 gols feitos, 4 sofridos e 6 assistências.

Apesar do equilíbrio, a Inglaterra entra na semifinal com mais confiança, até porque a Croácia não venceu um único jogo até agora na fase eliminatória. Mas é aquela partida em que tudo pode acontecer.