Quer dar as cartas nos negócios? Aprenda com o poker

Não é segredo para ninguém que o pôquer é um fenômeno mundial.

Alguns fatos rápidos?

  • O campeonato mundial teve prize pool de US$ 59 milhões em 2013
  • Mais de 100 bilhões de mãos já foram disputadas no PokerStars
  • Cerca de 20% de toda a população dos EUA é adepta do jogo

Aqui no Brasil o negócio não é diferente: hoje existem centenas de clubes espalhados por todo o país e há torneios que dão até R$ 1 milhão para o campeão.

Que o pôquer tornou-se moda, isso não é segredo para ninguém. Inclusive é possível – ou, melhor, provável – que você mesmo se reúna regularmente com seus amigos para uma rodinha de carteado.

O que você talvez não saiba, no entanto, é que o pôquer, mais do que um simples passatempo, é um jogo que traz muitas lições e ensinamentos que podem ser aplicados aos negócios.

Não acredita?

E se dissermos que Harvard leciona pôquer em sua grade curricular? E Yale? E o MIT?

Para ficar aqui no Brasil, temos também o exemplo da Unicamp.

Em outras palavras, se você quer dar um upgrade na sua carreira, o pôquer pode te ajudar bastante.

Um dos maiores jogadores do Brasil, Leo Bello, está lançando um livro exatamente sobre este tema.

Batizado de “Dando as Cartas nos Negócios”, ele traz uma série de ensinamentos do jogo que podem – e devem – ser aplicados na vida profissional. Alguns exemplos:

  • Como traçar planos e metas eficazes
  • A importância da disciplina
  • O valor do blefe e do marketing pessoal
  • Gerenciamento de capital
  • Como superar seus oponentes
  • O tino por oportunidades

Leo tem propriedade para falar de ambos assuntos: além de seus triunfos na mesa em si, ele já realizou vários empreendimentos bem sucedidos.

Por exemplo? Leo que criou o campeonato brasileiro de pôquer (BSOP), hoje o maior evento da América Latina na área, e é autor de dois livros best seller sobre o jogo.

“Dando as Cartas nos Negócios” não fica apenas na teoria, porém: Leo usa vários casos reais para exemplificar suas teses.

Uma das histórias abordadas é a de Eike Batista:

Recentemente, assistimos de perto um grande blefe nos negócios. Hipervalorizando o potencial de suas empresas, Eika Batista conseguiu financiamento, investidores de todo mundo e virou bilionário. Com o blefe revelado e as cartas expostas é novamente milionário.

Para quem está tentando empreender – como eu próprio, aqui com o El Hombre – este é um livro delicioso, que traz lições práticas e não cai em teorias complexas impossíveis de compreender.

Eu, particularmente, devorei “Dando as Cartas nos Negócios” em questão de dias.

E gostei, especialmente, de uma frase que Leo usa no final: “A vida é como um jogo de cartas. A mão que é distribuída para você é determinismo. O modo como você joga é livre arbítrio.”

Dito isto, está dito tudo.

Leo Bello no lançamento do livro

Leo Bello no lançamento do livro