fbpx

Quer planejar uma viagem longa de carro? Veja nosso guia

Sempre que sobra um tempo você pega seu carro e some por aí, viajando por perto, porque não tem muito tempo ou nem imaginou em fazer uma viagem longa para outro estado ou até mesmo outro país.

Agora imagine conhecer os sertões, cruzar o nordeste, dar um pulo nos pantanais mato-grossenses, curtir as praias da Rio-Santos e tantos outros lugares que existem no Brasil de carro, curtindo a liberdade?

A escolha do destino vai depender do tempo que terá livre e de onde deseja começar no mapa. Existem diversas rotas no Brasil e nos países vizinhos podendo chegar até a América do Norte.

Se não for o bastante pra você, pode pegar um avião até a Europa, alugar um carro e dirigir por lá. Mas lembre-se, para isso terá que adquirir uma licença internacional para conduzir um carro.

Planeje sua viagem com pelo menos 6 meses de antecedência, tempo considerável para que você faça a revisão e possíveis manutenções do seu carro, programe seu roteiro, adquira mapas atualizados e não se esqueça de pesquisar o clima dos lugares por onde vai passar – em alguns lugares no Brasil a incidência de chuva pode variar entre os estados.

Para facilitar sua vida, preparamos alguns roteiros no Brasil e América do Sul que podem ser bem interessantes para conhecer e virar história nas mesas de bar quando voltar.

1# Rio – Santos

1472937_10152017238666552_1100002086_n

Para quem deseja conhecer um dos litorais mais belos do Brasil, o norte do estado de São Paulo é uma ótima opção. Mas tenha cuidado, em quase toda sua extensão a pista é sinuosa e formada por faixas simples.

Evite a alta temporada, o trânsito fica literalmente intransitável. Em julho tem a Feira Literária de Paraty, a FLIP, reconhecida internacionalmente, e não se esqueça de passar pela Juréia, Itamambuca, Picinguaba e Trindade.

2# Nordeste

pipa-bares-locais-830x474_830x474

Que o Nordeste brasileiro é destino da maioria dos brasileiros e gringos e tem praias magnificas que dá até vontade de ficar por ali mesmo, todos nós sabemos. O que poucos conhecem são os caminhos que ligam todos os estados nordestinos.

Mas fique atento, não dê uma de piloto de Rally dos Sertões: você vai encontrar muitas estradas de terra batida e muito esburacadas. Dicas de praias? Praia do Muro Alto, Pipa e, claro, Caraíva, no sul da Bahia.

3# Estrada da Serra do Rio do Rastro (SC)

Serra-do-Rio-do-Rastro

Uma área de mata Atlântica cortada pela SC-390 é considerada um dos lugares mais incríveis no Brasil, com subidas e descidas íngremes feitas de concreto armado chegando a ter 180⁰, tornando um desafio e tanto para os motoristas. E para dar uma pitada de emoção, conta com cerca de 300 curvas fechadas e uma pista muito sinuosa. Dica: aproveite a vista e as cachoeiras.

4# Cidades Mineiras

DIGITAL CAMERA

Uma ótima pedida para conhecer um pouco mais da história do Brasil e do barroco brasileiro é desbravando as estradas que, em um passado não muito distante, fizeram parte da rota do ouro, cruzando cidades como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e Congonhas, entre outras.

Não se esqueça de passar por Diamantina na Gruta do Salitre e a igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto para conhecer as obras de Aleijadinho. Para quem gosta de folia, em julho rola carnaval fora de época em Ouro Preto e quem deseja boa comida, dê uma passada em Tiradentes em agosto, quando rola o Festival de Cultura e Gastronomia.

5# Fim do mundo – Ushuaia (ARG)

dsc039321

Se tiver tempo e coragem, vá ao fim do mundo! Sim, isso mesmo que você está lendo, o fim do mundo. Ushuaia está localizado na província da terra do fogo, no ponto extremo do continente sul-americano a cerca de 3 000km de Buenos Aires. Vai ser uma viagem e tanto, conhecendo um pouco da Cordilheira do Andes entre outras faunas.

Mas lembre-se, se você não gosta de frio nem apareça: a temperatura média é de 4,7⁰, chegando a cerca de 0⁰ no inverno. Coisas a fazer? Navegar no Canal de Beagle, alcançar o Farol do Fim do Mundo, percorrer o Parque Nacional mais austral do planeta, e partir desde sua baía até a imensa e misteriosa Antártica.

Cuidados que deve ter com seu carro

Com o roteiro definido, agora falta planejar a viagem do seu fiel companheiro, o carro. Pense que ele vai precisar de uma boa revisão para não deixá-lo na mão.

Faça também um levantamento dos custos que terá com combustível, pedágio e, principalmente, esteja com as documentações regularizadas, sua e dele. Também não se esqueça de contratar um seguro de automovel.

Vamos resumir alguns itens importantes que precisam ser checados:

Suspensão: preste atenção na suspensão, se estiver duro e fazendo muito barulho, leve em um mecânico. Dependendo do terreno que planejou sua viagem, podem te dar muita dor de cabeça.

Pneus: assim como você vai precisar estar bem calçado, seu carro também precisa – e não se esqueça do estepe. Faça todos os procedimentos necessários e leve em um centro automotivo de sua confiança. Lembre-se, segurança em primeiro lugar.

Fluidos e óleo do motor: Troque todos os fluidos do seu veículo e principalmente o óleo do motor, freio, direção, entre outros. Todos devem ser revisados e, se for o caso, é recomendável a substituição. Não se esqueça do radiador. Faça uma revisão em todo sistema de arrefecimento observando se há vazamento.

shutterstock_141621238

Freios: não esqueça de seus freios, disco, pastilhas, ABS. Eles podem salvar sua vida.

Parte elétrica: cheque toda parte elétrica. Um farol ou lanterna queimado, além de perigoso, pode fazer falta. Leve lâmpadas de reserva, por ser um item básico de segurança, é infração gravíssima além da multa.

Limpeza de vidros: verifique os limpadores de para-brisas, reservatório, esguicho e paletas, confira o nível do reservatório e utilize anti-embaçantes, na chuva vão te ajudar muito.

Algumas últimas sugestões?

Não se esqueça do seu seguro pessoal de viagem – opte por um seguro que tenha cobertura total, assistência médica, despesas farmacêuticas, malas e um para seu carro.

Respeite as regras de trânsito, seja consciente e dirija defensivamente – nunca ultrapasse na faixa contínua, pontes e pontos cegos. Mantenha a distância de segurança do carro da frente.

Nunca dirija com sono, de preferência viaje de dia, assim você poderá aproveitar e curtir a paisagem. Tenha uma boa noite de sono e descanso para recomeçar o dia seguinte com disposição, até porque você não será o mesmo quando voltar, essa viagem mudará seu jeito de enxergar a vida.

Boa viagem e pé na estrada.