Quer se sentir mais confiante? Ouça músicas com um baixo poderoso

Bono Vox, o cantor do U2, certa vez disse: “A música pode mudar o mundo, porque ela pode mudar as pessoas.” A ciência provou que ele estava certo. Um estudo da Northwestern University, nos EUA, revelou que ouvir músicas com um baixo poderoso nos dá mais confiança. Não bastasse isso, o nosso raciocínio abstrato e proatividade também melhoram.

Incrível, não? Para chegar a essa conclusão, eles separaram 78 estudantes em dois grupos e colocaram uma música de 2 minutos para tocar. Só que o primeiro time tinha um bom subwoofer à sua disposição, enquanto o segundo ouviu a canção com o baixo subtraído.

Ao final da sessão, os voluntários disseram quão dominantes e determinados eles sentiam-se. A resposta do grupo #1, que ouviu ao baixo forte, foi superior. Eles repetiram o teste com mais 52 estudantes e a conclusão foi a mesma.

Segundo os pesquisadores, nosso cérebro faz uma associação do baixo com vozes graves e autoritárias, um símbolo de poder na sociedade moderna. “As pessoas ouvem esse componente musical, que expressa força, e reproduzem o sentimento internamente”, explicam os autores do experimento, que foi publicado no jornal Social Psychological and Personality Science.

“Músicas assim devem ser usadas estrategicamente, então, para preparar as nossas mentes para certas situações.” A nossa sugestão? Antes de entrar na próxima entrevista de emprego, ouça um bom Red Hot Chili Peppers no volume máximo do rádio.

VÍDEO EM DESTAQUE