fbpx

Range Rover cria tecnologia para controlar o carro pelo smartphone

Felipe Lex Head de Marketing

Se os carros que chegam até nós ainda não têm autonomia para andar sozinho, no backgroud do universo automotivo várias máquinas já ganharam funções automatizadas.

A boa nova dessa vez vem por parte do pessoal da Range Rover. Os caras desenvolveram um sistema para o próximo Range Rover Sport que permite que o carro seja controlado pelo motorista por meio de um smartphone. Isso mesmo, o celular funcionará como um controle remoto.

A função levará o carro a andar no máximo a 6 km/h e a distância entre veículo e celular não pode ser maior do que 10 metros.

A ideia é que a vida do motorista seja facilitada em momentos específicos, como algumas situações em estrada de terra e sair de vagas apertadas.

Pelo smartphone será possível controlar o volante, aceleração e freio, e sistema de suspensão.

Outra função que o aplicativo trará é a The Multi-Point Turn, que vai fazer com que o carro seja capaz de dar meia volta (180º) automaticamente.

Um protótipo já foi testado com sucesso, como podemos ver no vídeo abaixo. Futuramente a ideia é que o motorista possa utilizar a voz para realizar os comandos.

O diretor de tecnologia da empresa Wolfgang Epple está bem animado com a ideia: “Sair de uma vaga de estacionamento complicada pode ser uma experiência estressante para qualquer motorista. Um carro com controle remoto, ou um veículo que pode fazer meia volta na estrada, demonstra como nós podemos usar essas novas tecnologias para reduzir as partes entediantes de dirigir e aumentar a segurança na estrada.”

O sistema ainda está em fase de testes, mas nos deixa animados com a perspectiva do quem vem por aí.