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Recommerce masculino de luxo New & Old Green fatura R$ 5 milhões em seis meses

Publicado originalmente no Moda Masculina Journal

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Criada pelo empresário Kelvyn Benites, a New & Old Green, primeiro recommerce brasileiro de peças de luxo para o público masculino, chegou ao mercado com o objetivo de transformar o guarda-roupa dos homens e conscientizá-los sobre a importância da economia circular.

Segundo estudo da Boston Consulting Group (BCG), o setor espera crescer de 15% a 20% ao ano no país até 2030, além de prever um faturamento de R$ 24 bilhões em todo o mundo. Com apenas seis meses de operação, a New & Old Green já observa bons resultados. A empresa comercializou milhares de peças, faturou mais de R$ 5 milhões e ajudou a economizar diversos recursos naturais que seriam utilizados pela indústria na produção de novas peças.

“Os homens usam apenas 30% de tudo o que têm”, diz Benites, que viu nesse dado uma oportunidade de ouro para realizar o sonho de quem deseja usar grifes como Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana, Versace, Giorgio Armani, Burberry, Salvatore Ferragamo, Balenciaga, Fendi, Gucci, Hugo Boss, Bvlgari, Dior, entre outras, por um preço mais acessível.

“Nossa marca já vendeu 2.960 itens. Isso é fruto do nosso acesso aos closets mais cobiçados do país e compromisso com a sustentabilidade. Gerir um negócio que ajuda a preservar o meio ambiente, desperta a consciência das pessoas — e da indústria têxtil — tem sido muito promissor”, afirma Benites.

A ideia de criar um negócio sustentável surgiu quando o executivo cursava graduação em Direito. “Venho de uma família de classe média baixa e tinha muita vontade de usar peças de qualidade. Como o dinheiro não era suficiente, conversei com alguns amigos da universidade, passei a garimpar seus closets e a revender as peças. Nascia ali uma alternativa promissora de ganhar a vida e realizar os meus sonhos e os de outras pessoas”, conta Benites. Em 2022, a ideia deu vida a uma empresa estruturada e tem conquistado fãs de todo o Brasil.

Sustentabilidade e conscientização

Além de revender itens de luxo por preços mais acessíveis, o executivo entendeu que a iniciativa tinha tudo para agregar valores a diversas frentes, começando pela mudança de comportamento do consumidor, especialmente aqueles da geração Z, que são mais conscientes, têm outro entendimento sobre a moda second hand, estão atentos aos impactos da indústria no planeta e na vida das pessoas e se comprometem com iniciativas sustentáveis. “Todo mundo ganha. É inteligente unir lucro e propósito”, comemora Benites.

De olho em deixar um legado sustentável no mundo da moda e fazer a diferença no século 21, grifes famosas como Oscar de la Renta, Burberry, Stella McCartney e Gucci já aderiram à moda circular e ao upcycling, e criaram estratégias próprias de recompra, transformação e revenda de peças vintages. A clientela mais consciente — e que procura um estilo exclusivo para suas produções — tem mergulhado de cabeça na proposta. Afinal, consciência é um clássico que não sai de moda.

Como funciona

Com curadoria feita por profissionais especializados em marcas de luxo, a autenticidade de cada peça é garantida com o uso de tecnologia americana. Se passar pelo controle de qualidade da New & Old Green, é colocada à venda para milhares de pessoas que, todos os dias, acessam as redes sociais do recommerce – de executivos a influencers, celebridades e clientes que desejam itens exclusivos, acompanham lives ou visitam a loja, localizada em São Paulo. O que está em bom estado, mas não preenche os requisitos para ser comercializado, é doado.

Quem vende para a New & Old Green tem duas opções: receber o valor após a curadoria ou uma proposta melhor de geração de crédito para comprar o que quiser nas empresas do grupo. “Como o nosso público procura praticidade e agilidade, eliminamos a burocracia e a demora da negociação”, ressalta Benites. Para quem mora fora de São Paulo e deseja negociar com o recommerce, a empresa tem equipes especializadas que vão até a casa dos interessados para fazer a curadoria das peças disponíveis e fechar negócio.

Outras empresas do grupo

O grupo é responsável por três marcas: New & Old (criada em 2017, produz moda masculina para quem deseja se vestir com elegância, luxo e praticidade), Private (joalheria e relojoaria de luxo) e New & Old Green (primeiro recommerce de peças de luxo para o público masculino no Brasil, que iniciou as operações este ano).

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