A regra das 5 horas adotada por Bill Gates, Elon Musk e grandes empreendedores

Muitas vezes, ao voltarmos para casa após um dia exaustivo na faculdade ou no trabalho, tendemos a nos concentrar em um entretenimento trivial ou a passar horas a fio em nossos celulares.

Isso é perfeitamente aceitável de tempos em tempos, porque todos precisamos de alguns momentos de descanso para recompor nossas energias. Às vezes, um jogo de celular ou uma série do Netflix podem nos proporcionar o repouso de que precisávamos.

Entretanto, é necessário que tomemos cuidado para não transformarmos esse momento ocasional em um hábito. Os ambiciosos, em especial, devem escolher cuidadosamente o modo como passam o seu tempo livre.

Em 2010, o cientista social Thomas Chorley realizou uma pesquisa que tinha como objetivo encontrar os hábitos comuns a um grupo de duzentos milionários. A maior parte deles alegou não assistir televisão, quase todos declararam ler todos os dias e mais do que a metade afirmou ouvir audiobooks ou podcasts durante o trânsito.

Eis, portanto, o ponto essencial deste texto: a importância da leitura. A leitura é um dos principais meios através dos quais podemos adquirir um alto nível de cultura e conhecimento, o que nos auxilia muito em nossas vidas profissionais e em nossas vidas pessoais.

“MAS NÃO TENHO TEMPO”

Por preguiça ou acomodação, algumas pessoas alegam que “não tem tempo” de ler. Se você é uma dessas pessoas, mude o seu mindset agora mesmo.

Afinal das contas, se até mesmo Barack Obama tinha condições de ler enquanto comandava a Casa Branca, eu realmente não consigo pensar em nenhuma desculpa para você. E tempo para o Netflix você provavelmente encontro, né? Pois é.

Para cultivar o hábito da leitura, experimente os conselhos que demos neste post.  E, se você for realmente ambicioso, que tal aderir à “regra das 5 horas”?

Esse conceito foi criado por Michael Simmons, um respeita autor de livros corporativos. Para Simmons, as pessoas bem-sucedidas invariavelmente reservam ao menos uma hora de seu dia –  cinco horas por semana – à leitura e ao conhecimento.

A “regra das 5 horas” é benéfica por numerosos motivos. O acréscimo de cultura e conhecimento é um deles, assim como o fato de que a leitura faz com que melhoremos o domínio da comunicação.  Ademais, selecionando livros que girem em torno de sua área de atuação, você poderá expandir a sua instrução relativa às estratégias e às táticas de negócios.

Que tal aderir a essa regra? Coloque-a em sua vida e conte para nós as mudanças que ela acarretar nesta dentro dos próximos meses!

VÍDEO EM DESTAQUE