pipoca
Imagem: Pixabay

Sabia que você pode fazer pipoca na panela de pressão?

Se você adora pipoca, é bem provável que ache esse um dos alimentos mais fáceis de serem feitos, né? Basta uma panela, um pouco de óleo, azeite ou manteiga e, claro, milho. Pronto, o estouro é certo!

Mas sabia que você também pode usar uma panela de pressão para preparar a pipoca? Isso mesmo, aquela mesmo que você usa para cozinhar feijão, batata, carne e outros alimentos. Vamos ver como funciona e o que tem de diferente nesse preparo?

Como fazer pipoca na panela de pressão?

Para fazer a pipoca na panela de pressão é muito fácil. Veja só:

  • Esquente a panela durante um minuto, sem tampa e sem nada dentro;
  • Depois , jogue os grãos dentro dela (uma xícara é o indicado);
  • Feche a panela e deixe os grãos estourarem;
  • Salgue a sua pipoca como preferir;
  • Se quiser, coloque manteiga por cima.

Talvez por medo, algumas pessoas não usam a panela de pressão do jeito tradicional, ou seja, com a pressão. Em vez disso, elas tiram a borracha, o que faz com que a vedação não seja completa.

Porém, se você usar a panela do mesmo modo que usa para fazer feijão e outros alimentos, você verá que será muito mais rápido. O único cuidado é utilizar uma panela que seja relativamente nova, afinal, com tempo ela pode perder a capacidade de juntar pressão, fazendo com que o cozimento seja mais demorado.

A boa notícia é que você pode encontrar excelentes modelos em diferentes estabelecimentos, como Carrefour, Extra e a rede Casa e Vídeo. Então, nem é preciso procurar muito, já que a panela de pressão é tão popular quanto uma normal.

Por que usar a panela de pressão?

Fazer pipoca na panela de pressão é interessante por diversos motivos. Primeiro, pois, como você deve ter percebido, é muito rápido. Sabe aquele dia que você quer comer algo enquanto assiste algo? Em poucos minutos, você terá a melhor companhia dos filmes nas suas mãos.

Além disso, para estourar o milho não é necessário usar qualquer óleo. Então, é uma forma mais saudável de consumir a pipoca, ainda mais para quem não quer consumir muitas calorias.

Muitas pessoas acreditam que a única forma de fazer uma pipoca mais saudável é usando uma pipoqueira. Porém, não é verdade. Em uma panela de pressão simples, você pode fazer uma deliciosa e light pipoca para acompanhar os programas da sua família.

Outra vantagem interessante desse preparo é que a quantidade piruás (milhos não estourados) é muito menor. É bem provável que você só encontre alguns depois que abrir a tampa. Ótima surpresa, né?

Já que o assunto é a pipoca perfeita, confira algumas dicas:

  • Deixe o milho de molho. Isso ajuda a hidratá-lo e aumenta as chances de serem estourados.
  • Evite de deixar os grãos uns sobre os outros na panela. Prefira espalhá-los pela panela para que recebam a mesma quantidade de calor.
  • Coloque uma pitada de vinagre. Esse é um truque para quem quer a pipoca salgada fique mais sequinha e menos gordurosa.

E aí, curtiu essa dica de como fazer pipoca? Então, comece já a preparar a sua próxima e bom divertimento!

FONTES:

  1. Outras receitas práticas para fazer na panela de pressão (Globo)
  2. Promoções e ofertas da Casa e Video (Revista Kimbino)
  3. Matéria sobre as calorias da pipoca (Metropoles)