fbpx
Sak Yant

Sak Yant, a tatuagem tailandesa

Bárbara Nicésio
Bárbara Nicésio Social Media

Sak Yant é um tipo de tatuagem do sudeste asiático, de origem religiosa. Sua técnica surgiu há mais de 2 mil anos na região que representa hoje a Tailândia, Camboja, Laos e Malásia. Seus traços formam mantras em sânscrito, animais ou formas geométricas que remetem a uma mistura do Budismo com o Hinduísmo. A crença local acredita que a tatuagem ofereça proteção, poder e outros benefícios para seus portadores.

Fazer uma Sak Yant é um ritual religioso. Para aqueles que queiram receber essa benção das mãos de um monge budista, não é necessário pagar nada. Mas você precisará viajar até um dos países que tenham um templo que conheça e pratique a técnica. A Tailândia é um dos destinos mais procurado por estrangeiros para se fazer uma dessas tatuagens.

Nos templos, tudo é feito seguindo a tradição milenar. Usando varinhas de bambu com uma ponta bem afiada, o monge vai perfurando a pele em uma técnica que se assemelha ao pontilhismo. É usada uma tinta de composição misteriosa feita pelo próprio monge, que pode variar de um monge para o outro.

Sak Yant
Conheça as camisetas da Calça Thai (link)

Enquanto a tatuagem é feita, o monge assopra a benção sobre o desenho. Outra peculiaridade é que você não escolhe seu desenho. É o monge quem vai escolher a melhor opção de acordo com a leitura da sua aura, mas você também pode pedir de acordo com o tipo de benefício que quer receber. Alguns templos deixam que a pessoa faça a escolha, mas o mais autênticp é se guiar pelo significado e não pela estética em si.

Existe uma variedade de símbolos e cada um representa um tipo de benção. Tradicionalmente, a primeira Sak Yant é a Gao Yord, conhecida como “9 Picos”. É considerada a mais sagrada, oferecendo proteção em vários aspectos da vida.

Outros desenhos muito usados são os Tigres Gêmeos, que conferem autoridade e poder ao seu portador; o Guardião, Thao Ves su van, conhecido como o Deus dos Gigantes, que oferece proteção contra perigos e atrai sorte; e ainda tem o desenho do Eremita, Rusi Borrommakru, que favorece a bondade, a popularidade e o sucesso na carreira.

Sak Yant
Conheça as camisetas da Calça Thai (link)

Uma das Sak Yant mais famosas é a Hah Taew ou “5 linhas”. Esse desenho ficou famoso depois que a atriz Angelina Jolie apareceu com essa tatuagem nas costas. O desenho contém mantras e orações escritas em sânscrito para proteger, afastar a má sorte e se tornar mais carismático.

Os desenhos das Sak Yant são cheios de simbolismos e inspiram milhares de pessoas ao redor do mundo. Para aqueles que apreciam essa cultura e queiram trazer esses símbolos de proteção para mais perto, não é preciso fazer uma tatuagem do outro lado do mundo. Você pode encontrar bandeiras para se colocar em sua casa ou camisetas masculinas inspiradas nas Sak Yant.

No site Calça Thai, você encontra 3 opções de estampas Sak Yant com variações de cores, além de outras peças ligadas à cultura tailandesa. Se tudo for uma questão de fé, os poderes e a proteção que esses desenhos milenares trazem aos tatuados podem também ser atribuídos a qualquer objeto, inclusive às camisetas. Tudo pode ser mentalizado e ter o valor que a eles atribuímos.