Se mantenha preparado para quando a TPM dela chegar

Homens podem achar as mulheres complexas. E para além da complicação usual, uma vez ao mês, tudo piora e se intensifica! A tão conhecida e temida crise de TPM se aproxima, e aquela sua namorada doce e delicada transforma-se em um furacão.

Mas ao certo, você sabe o que é a TPM? E o que fazer ou não fazer neste período?

T. P. M. é uma sigla para muitos significados: Todos Problemas Misturados, Tocou Perguntou Morreu, Tendência Para Matar, Tira as Patas Maldito. Brincadeiras para algo tão real: a Tensão Pré Menstrual.

Neste período, que corresponde à semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o fluxo menstrual, identifica-se um conjunto de sinais que afetarão sua linda parceira nas esferas físicas, sociais e psicológicas de sua vida.

Os sintomas físicos são claros: cólica, irritabilidade, tensão, humor deprimido, aumento de sensibilidade nos seios, aumento do apetite (sua princesa se torna uma draga devoradora de doces e salgados), dificuldade de concentração, raiva, choro fácil (sim, por absolutamente qualquer coisa!), tonturas e acne.

Mas o problema está quando tais variações físicas invadem a vida profissional e pessoal de sua parceira causando prejuízo. E você, como seu companheiro, poderá se mostrar um excelente parceiro auxiliando-a na identificação de tais sintomas, buscando por controle, e prestando atenção para não provocar a onça com vara curta.

tpm-como-agir-4-el-hombre
Elas sentem muitas dores nesse período

ENTENDA SUA FERA

Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Vocês fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais.

Conosco, é diferente.

A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.

Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro.

Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.

Lembram-se da tal da serotonina, o hormônio do bom humor? Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis deste hormônio. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.

tpm-como-agir-5-el-hombre
Fazer algum exercício com ela é uma das dicas

DICAS VALIOSAS PARA COMBATER OS SINTOMAS

Para se manter preparado para quando a TPM chegar, é essencial saber como se comportar durante esse período. Por isso eu vim dar algumas dicas para que você já saiba de antemão como agir e não seja pego de surpresa (mais uma vez!).

O mais importante mecanismo para o controle da TPM é conhecer sua parceira, e ajudá-la com isso. Ninguém pode trabalhar com algo desconhecido, portanto entenda e enfrente seu rival. Os hormônios mudam nosso humor? Mudam. Então, homens, não fujam da raia!

Sua garota sabe que a mudança dos hormônios vai alterar o humor, está anotando no calendário e vocês já perceberam que ela anda mais irritada: ajude-a. Evite discussões tolas e disponibilize-se para cozinhar o jantar quando chegar. Amoleça sua fera.

  • ACONSELHE

Aconselhe-a a não dizer tudo o que sente ao chefe justamente porque a reunião marcada há meses culminará com “aqueles dias”. Caso isso aconteça, ela perderá o emprego, o que é justo porque não se pode falar tudo aquilo que se pensa. Peneirar o que se diz ajuda a tornar tudo melhor.

  • CONSIDERE OUTROS FATORES

Lembre-se dos fatores externos: sua mulher pode não ter TPM se estiver atravessando uma fase boa da vida e a serotonina sendo produzida em quantidade adequada, mas pode apresentar caso esteja passando por situações difíceis, como doença na família, dificuldades econômicas, exaustão com os filhos, pressão no trabalho. Nesses casos, o nível deste hormônio, que já deve estar baixo, cairá ainda mais.

  • TENHA SENSIBILIDADE

Cuidado com o que discutem: a TPM pode passar, mas o que foi dito ou feito custará a ser esquecido.

  • EXERCITE-SE COM ELA

Corra! Literalmente. Convide-a para praticarem uma atividade juntos. Exercícios físicos ajudam, pois reduzem a tensão, aumentam o nível de serotonina e melhoram a autoestima.

  • NUNCA DIGA “CALMA”

Esta dica é preciosa: nunca diga calma! Acalmar uma mulher em crise apenas profetizando tais palavras terá efeito exponencialmente contrário. Traga um chá, ou deixe-a assistindo a um filme que será de maior valia.

  • DÊ DOCES

Última cartada? Dê-lhe doces. Quando cai a serotonina, a mulher sente compulsão por doces. Não há mulher que desconheça o desejo de chocolate nos dias que antecedem a menstruação. O açúcar libera endorfina, substância que transmite sensação de bem-estar.

Munidos de todos estes elementos, espero, homens, ter contribuído para que vocês estejam preparados e transformem a TPM de sua mulher em Temporada Para Macho.

tpm-como-agir-3-el-hombre
Em último caso, ofereça um doce