Star Wars

Star Wars: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

Diga-se de passagem, Star Wars não é tão fácil de se acompanhar. São filmes, livros, games e séries que de certa forma estão intercalados no mesmo universo. Com o sucesso recente da série no Disney Plus, The Mandalorian, vemos que a expansão destas histórias se mostram muito maiores do que se imaginava.

Não há como negar: Star Wars possuí um material riquíssimo que será eterno no mundo do entretenimento. E justamente por ser um conteúdo com tantas informações, surgem algumas perguntas por parte dos fãs mais novos – e até dos mais velhos – relacionadas as obras de George Lucas. Por isso estamos aqui hoje. Reunimos as cinco perguntas mais buscadas no Google sobre Star Wars e respondemos todas elas. Confira a seguir, e Que a Força Esteja com Você!

1# QUAL A ORDEM PARA ASSISTIR STAR WARS?

Claramente cada fã de Star Wars tem sua forma preferida de conferir os filmes. Porém, existe uma diferença na ordem de lançamento com a ordem das histórias. Como o universo de Star Wars é gigantesco, a Lucasfilm divulgou uma linha do tempo para ajudar os fãs a maratonar os filmes:

  • Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
  • Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
  • Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
  • Han Solo: Uma História Star Wars (2018)
  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
  • Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
  • Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
  • Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)
  • Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
  • Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)
  • Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)
Star Wars
Han Solo e Chewbacca, a dupla inseparável de Star Wars

2# PORQUE A HISTÓRIA COMEÇA DO QUARTO FILME?

A Ameaça Fantasma foi lançado em 19 de Maio de 1999, sendo o quarto filme da saga Star Wars a estrear nos cinemas. Mas se você reparar na lista acima, ele está em primeiro lugar para ser assistido em ordem cronológica. Ele foi lançado 16 anos depois de O Retorno do Jedi, o último filme da trilogia clássica. Mas porque foi assim? Até hoje muito se especula sobre isso, e uma das explicações dadas é que o próprio criador, o George Lucas, não acreditava muito no sucesso da franquia. Vale lembrar que, naquela época mal se falava neste formato de histórias interligadas com outros filmes, sendo uma grande novidade – e uma oposta arriscada. Mas com o sucesso, George Lucas trouxe os “capítulos inicias” anos depois para complementar e enriquecer sua saga.

Já em contexto da história, é interessante começar por A Ameaça Fantasma para conhecer melhor os personagens e suas origens. Como por exemplo, ver a infância de Anakin Skywalker, o jovem Obi-Wan Kenobi com seu mestre Qui-Gon Finn. Além disso, ver a trama do futuro Imperador, o Palpatine, que quer derrubar a República. Inicialmente, pode parecer confuso, mas faz todo sentido e dá um “charme” para a saga.

Star Wars
Qui-Gon e Obi-Wan vs Darth Maul, em cena de A Ameaça Fantasma

3# COMO STAR WARS CONQUISTOU O UNIVERSO?

Talvez você nunca tenha assistido algum filme Star Wars, mas certamente já ouviu falar o nome de Darth Vader ou já viu um sabre de luz. É um fato curioso de se pensar como um filme e seus personagens possuem tanta presença em nossa sociedade. Isso se dá ao fato de que Star Wars se tornou mais do que histórias, e hoje é uma marca! De um simples filme de ficção científica, tornou-se objeto de culto, produto de marketing, marco da cultura pop, referência para diferentes gerações e até objeto de estudos acadêmicos. Parece coisa de outro universo, mas não é.

A última trilogia lançada se encerrou em 2019, com A Ascensão Skywalker. Mas já foi confirmada uma nova saga pela frente, prevista para se iniciar em dezembro de 2023. Isso sem contar as inúmeras séries que foram anunciadas para o Disney Plus.

Um dos maiores acertos em trazer Star Wars e suas histórias de volta é justamente agradar os fãs mais antigos, e através de novos personagens, conquistar o público moderno. É praticamente um ciclo sem fim, sendo passado de pai para filho e assim por diante. Talvez este seja o grande segredo de Star Wars, que deixa um legado para cada geração que assiste.

Star Wars
Cena de Mestre Yoda treinando Luke Skywalker

 4# QUANDO STAR WARS FOI CRIADO?

Antes de falar sobre quando Star Wars foi criado, é importante voltar no tempo para entender a história. Vamos lá: em 1973, George Lucas tinha acabado de emplacar seu primeiro sucesso como cineasta: American Graffiti (Loucuras de Verão). É um filme adolescente inspirado nos anos 1960, e se tornou sucesso de público e crítica. Isso permitiu que George Lucas ousasse tentar realizar sua maior ambição: um remake de Flash Gordon. Ele não conseguiu comprar o direitos, e revoltado, inventou a sua própria história.

Star Wars teve início há mais de 40 anos, em 1977, quando foi lançado o primeiro filme. Na época, George Lucas criou sozinho uma história complexa, que de forma resumida, consiste na batalha de um grupo de rebeldes contra o império que domina uma galáxia. Com uma produção gigantesca e efeitos especiais inovadores, os produtores temiam o fracasso. Mas aconteceu o contrário: o filme se tornou um sucesso estrondoso e revolucionou a cultura pop.

Entre tapas e beijos: C-3PO e R2-D2

5# ONDE OS FILMES FORAM FILMADOS?

Já começo destruindo seus sonhos: Star Wars não foi filmado na galáxia! Mas também a saga não é feita só de efeitos visuais e chroma key. Ao longo dos filmes, vários locais reais foram usados de cenário para dar vida a este rico universo. Veja alguns exemplos:

  • Redwood National e State Parks, Califórnia: a floresta se transformou em Endor, a casa dos Ewoks no episódio O Retorno de Jedi, e também cenário da vitória definitiva dos rebeldes.
  • Death Valley National Park, Califórnia: R2D2, C3PO, Luke Skywalker e Obi-Wan foram facilmente vistos por estas redondezas no episódio Uma Nova Esperança.
  • Skellig Michael, Irlanda: a cena final de O Despertar da Força foi gravada nessa fantástica ilha irlandesa.
  • Hardangerjøkulen Glacier e Finse, Noruega: Hoth, o planeta de um afastado sistema solar que abrigava uma das bases dos Rebeldes, na verdade é um gélido cenário norueguês em O Império Contra-Ataca.
  • Grindelwald, Suíça: esta pequena cidade nos Alpes Suíços recebeu um monte de naves e tornou-se o planeta Alderaan em A Vingança dos Sith.
  • Deserto al Khali Rub em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: Rey, BB8 e Finn correram muito neste deserto dos Emirados Árabes em O Despertar da Força.
  • Ajim and Matmata, Tunísia: Tatooine foi muito bem representado por essa região desértica da Tunísia em cinco dos seis episódios da saga.
  • Parque Nacional Tikal, Guatemala: a quarta lua de Yavin, abrigo da base da Aliança Rebelde, na verdade era um grande templo maia, em Uma Nova Esperança.
  • Caserta, Itália: a Escadaria de Honra do palácio real de Naboo em A Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones é um dos pontos turísticos mais famosos em Nápoles.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também: