fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioEntretenimentoEsportesTreinadores e mentores do futebol feminino: Uma história de sucesso

Treinadores e mentores do futebol feminino: Uma história de sucesso

Preparar os atletas para o próximo torneio é uma tarefa complexa e responsável que só pode ser confiada a especialistas que conheçam plenamente as especificidades da disciplina e que saibam encontrar uma abordagem para cada jogador específico. Muitas vezes, o impacto que um treinador tem no futebol feminino é ofuscado pelas excelentes atuações das suas jogadoras. Por trás de cada vitória brilhante num campeonato internacional ou nacional está um treinador atento e capaz de criar um plano de jogo ofensivo e defensivo eficaz para a sua equipe.

O caminho para o sucesso dos primeiros treinadores

A seleção brasileira de futebol feminino marcou presença pela primeira vez na década de 1990. Um dos primeiros treinadores da seleção nacional foi Zé Duarte. Ele assumiu a equipe em 1994 e, sob sua liderança, o clube conseguiu atuar com sucesso em nível internacional no ano seguinte, derrotando as seleções ucraniana e russa e empatando com uma seleção dos EUA. Ele também chefiou a comissão técnica durante os Jogos Olímpicos de 1995, quando os brasileiros venceram seleções eminentes como Japão e Alemanha. Posteriormente, Duarte passou para o cargo de técnico do clube feminino da Ponte Preta, que ocupou até 2002. No âmbito do campeonato brasileiro, vale destacar a influência que Jorge Barcelos teve nele. Durante muito tempo treinou equipes masculinas, o que lhe permitiu adquirir vasta experiência e desenvolver habilidades de pensamento estratégico. Posteriormente, passou para o cargo de auxiliar da seleção brasileira feminina. Ele deixou sua marca como assistente técnico durante o Campeonato Sul-Americano e a Copa do Mundo de 2006 e, depois disso, ele recebeu uma oferta de emprego no St. Louis Atlético, dos EUA. Em 2013, voltou ao Brasil e chefiou a comissão técnica de diversos times famosos, incluindo:

  • Vasco da Gama;
  • São Paulo;
  • Boavista.

A primeira mulher a comandar a Seleção Brasileira foi Emily Lima. Ela foi confirmada como técnica para a temporada 2016/2017 mas, antes disso, a própria Emily foi jogadora da seleção nacional por muito tempo. Ela jogou como meio-campista e conseguiu jogar em vários clubes brasileiros, incluindo São Paulo e Palestra. Ela substituiu Vadão como treinador e a primeira prova de Emily foi a preparação para o Internacional de Manaus, que acontece anualmente no Brasil.

Sob sua liderança, a equipe conseguiu conquistar o título do torneio pela 7ª vez, obtendo 8 vitórias, dois empates e cinco derrotas naquela temporada. Para ser o primeiro a saber as novidades de jogo do seu clube preferido, basta baixar Brabet, de forma totalmente gratuita. O aplicativo permitirá que você faça confortavelmente apostas nos melhores times brasileiros, além de oferecer as melhores odds.

O papel dos treinadores no desenvolvimento de equipes e jogadores

O trabalho dos treinadores tem um enorme impacto no desenvolvimento dos jogadores. Cada mentor segue uma determinada metodologia ao trabalhar com a geração mais jovem. Os treinadores ajudam os novos jogadores a se adaptarem ao time e a aceitarem seu papel no esquema em campo. É o mentor quem pode sugerir qual a melhor posição para o jogador escolher, tendo em conta as suas capacidades e talentos. O treinador pode observar os jogadores jogando do lado de fora, isso lhe permite perceber em que momento é melhor substituir os seus jogadores em campo e quando pode contar com um jogador novato e com um sentido de jogo apurado. Um treinador deve ser capaz de transmitir às jogadoras de futebol como elas devem agir frente a um determinado adversário e sempre ter vários esquemas preparados, caso um deles não consiga demonstrar a eficácia adequada.

Abordagens modernas para treinamento e preparação

O treinamento e preparação de atletas hoje ocorre por meio de programas inovadores. A maioria dos treinadores profissionais tem à sua disposição uma variedade de equipamentos que lhes permitem monitorar o desempenho físico dos jogadores, bem como desenvolver adequadamente as suas competências através do trabalho em simuladores. Os programas da UEFA visam trocar lições aprendidas entre treinadores.

Os modernos treinadores de seleções femininas têm à sua disposição diversos auxiliares responsáveis pela preparação e desenvolvimento das jogadoras. Isso permite melhorar significativamente os resultados do clube e de cada jogador individual, uma vez que o treinador tem a oportunidade de se concentrar apenas em encontrar a estratégia ideal.

Exemplos de treinadores de sucesso e suas equipes

Entre os treinadores famosos de seleções brasileiras, vale lembrar Luis Saloir. Durante sua longa carreira, conseguiu treinar diversos times profissionais, entre eles Joinville, Vitória, Capinense. Destacou-se como técnico do Cruzeiro, liderando o time de 2013 a 2016, e levando ele duas vezes a vitórias no campeonato nacional, além de torná-lo o mais forte de seu estado.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]