Freepik apartamento na Vila Mariana
Renove o aspecto do seu lar com essas dicas (Imagem: Freepik)

Truques para você inovar na decoração do seu apartamento

Mudar para um novo imóvel (por exemplo, um apartamento na Vila Mariana) é uma grande coisa. Isso se torna ainda mais especial se você estiver decorando do zero — e dentro de um orçamento limitado. Não obstante, isso requer uma boa dose de criatividade e inovação.

Essas ideias de decoração de apartamentos vêm com uma lista de compras básica para você começar. A lista concentra-se nos elementos de cada cômodo que ocupam o maior valor do seu orçamento.

Faça pequenos espaços parecerem maiores

Se você mora em um apartamento pequeno, considere projetar peças de mobília que tenham “pernas decorativas”, substanciais ou atraentes. As pernas permitem que o olho continue além do corpo do móvel, em vez de parar em sua base, o que tende a acontecer com peças rasteiras.

Mesas de vidro ou espelhadas podem evitar que os móveis pareçam pesados em espaços menores. Ao escolher uma cama, opte por uma que tenha as pernas mais curtas ou até mesmo que fique no chão para fazer o teto parecer mais alto. As camas apoiadas em pernas altas podem cortar o quarto pela metade.

Ao mesmo tempo que pintar paredes brancas ou usar outras cores claras também pode ajudar a fazer um cômodo parecer maior, pintar uma cor escura em uma parede de destaque pode ter um efeito de recuo, que pode dar a aparência de mais profundidade e, por sua vez, fazer algo como um pequeno apartamento estúdio parece maior.

Escolha as cores e os padrões com cuidado

Crie coesão ao aderir a tons semelhantes ou temas de cores e padrões que você pode rastrear em cada cômodo. Por exemplo, o fio prateado em uma almofada funciona com a cortina de ardósia do chuveiro no banheiro, ou a textura da madeira da mesa de cabeceira tem o mesmo tema da mesa de centro da sala de estar.

Pequenos remendos de coesão podem fazer seu apartamento parecer conectado e completo, criando um espaço aconchegante e relaxante.

Escolha uma peça marcante

Ter um ponto focal em seu apartamento, como um tapete chamativo ou uma estante de livros bem pintada, atrairá a atenção para essa área e para longe de qualquer área problemática (como uma grande cômoda aparafusada na parede).

Sua peça marcante também pode ser uma parede de destaque — uma cor de parede ousada pintada apenas de um lado para chamar a atenção do olho.

Use armazenamento inteligente

Seja criativo ao utilizar seu espaço de armazenamento. Móveis dobráveis, armazenamento empilhável ou oculto, prateleiras e painéis podem ajudá-lo a manter suas coisas fora da vista e organizadas de uma forma limpa e esteticamente agradável. Ao diminuir a quantidade de desordem em seu espaço, você pode otimizar seu uso e se concentrar mais na decoração do seu apartamento.

Faça uma parede de galeria

Pendurar suas fotos, pinturas, quebra-cabeças ou outros tipos de arte em uma parede vazia pode dar interesse e profundidade a uma sala, mesmo se não houver muito espaço disponível. Uma parede de galeria mantém as coisas fora do caminho e em exibição, preenchendo seu espaço com cor e personalidade.

Use espelhos

Um bom truque de design de interiores de apartamentos é usar espelhos. Os espelhos refletem a luz e podem aumentar o tamanho de um espaço. Pendure um espelho perto de uma janela em uma sala de jantar ou banheiro pequeno para fazer esses quartos parecerem maiores e mais claros.

Espelhos altos podem fazer o teto parecer mais alto, além de iluminar as partes mais escuras da sala.

Modifique os integrados

Você pode não ser capaz de remodelar certas luminárias em seu apartamento, mas isso não significa que você está preso à aparência delas. Use acessórios ou coberturas DIY para esconder encanamento ou cabos feios. Por exemplo, uma grade ornamentada pode disfarçar um aquecedor de parede antigo, ou uma foto emoldurada decorativa pode ocultar uma tomada desativada.

Use um tapete de área para dividir o espaço

Se você mora em um apartamento pequeno com uma planta baixa aberta, use um tapete de área para definir os espaços separados do seu quarto. O tapete ao lado do sofá é a área onde ocorre a atividade social — ou o tapete ao lado da cama indica os limites do seu quarto. Você pode configurar divisórias se quiser espaços mais claramente delineados; no entanto, um tapete de área é uma maneira mais simples de definir seus espaços.

Instalar piso de vinil

Acredite ou não, é possível simular um piso de madeira com pranchas de vinil que flutuam sobre o piso existente, tornando-os 100% removíveis. Eles grudam em si mesmos, em vez de no chão, então, quando for hora de se mover, você pode simplesmente levantá-los. Eles também não são muito caros para uma pequena área como um banheiro.

  • Use decalques de vinil removíveis

Você pode cobrir completamente um piso feio com decalques de vinil removíveis e colados, escondendo o linóleo verde abacate e dando ao piso uma aparência de ladrilho pintado. Basta colocá-los sobre o piso existente e, quando estiver pronto para se mover, descole-os de volta.

Cortinas suspensas

Cortinas penduradas podem fazer toda a diferença. Mesmo que seu novo imóvel (por exemplo, um apartamento no Ipiranga) já venha com persianas, vale a pena ainda assim colocar cortinas suspensas. Nesse caso, você tem basicamente duas opções distintas: pedir permissão para retirar as persianas e colocar uma cortina suspensa ou então colocar uma cortina suspensa “por cima” da persiana.

Não apenas as persianas estão totalmente escondidas atrás das cortinas, mas as cortinas têm uma maneira de transformar instantaneamente uma sala para torná-la aconchegante, convidativa e “caseira”.

Se o seu contrato de arrendamento o impede de fazer furos para pendurar cortinas, use ganchos reforçados para segurar suas hastes. Ele alcançará a mesma finalidade de pendurar cortina sem danificar as paredes. Assim, você será capaz de colocar sua cortina sem tem problemas futuros com o seu locador.

Agora você sabe uma série de truques para fazer diferente na decoração do seu apartamento. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais.