fbpx
turismo sustentável

Turismo sustentável: O melhor dos melhores destinos, segundo o TripAdvisor

O turismo sustentável vem assumindo um papel predominante nas preferências de viagem dos turistas em todo o mundo, particularmente entre aqueles mais responsáveis, que expressam preocupação com o impacto do turismo nos destinos visitados.

Diante dessa realidade, alguns destinos se mostraram mais propensos a discutir e implementar soluções para um futuro mais sustentável e com menos emissões de carbono. Respeito pelo meio ambiente, níveis de poluição atmosférica, implementação de ciclovias, hotéis certificados como ecológicos, investimentos em áreas verdes, entre outros, são aspectos que revelam as cidades que estão contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor.

Em janeiro de 2024, o TripAdvisor, em colaboração com o Global Destination Sustainability Movement (Movimento Global de Destinos Sustentáveis), realizou uma avaliação de 100 destinos turísticos, classificando-os com base em critérios associados à sustentabilidade, como “amigo do ambiente”, “ecoturismo” e “redução de resíduos”, para elencar as cidades mais sustentáveis ​​do mundo.

O Travelers’ Choice Awards com os 15 “melhores dos melhores destinos sustentáveis”, publicado no site TripAdvisor, baseou-se nas avaliações dos viajantes acumuladas durante o período entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023.

Dos esforços para a redução de emissões e pela infraestrutura verde de Copenhague, na Dinamarca, até os passeios pela natureza e vida selvagem de Galway, na Irlanda, a sinopse do Tripadvisor revela os destinos sustentáveis mais elogiados pelos viajantes.

Surpreendentemente, nenhuma cidade dos Estados Unidos se posicionou na lista da plataforma de viagens, enquanto Montreal, no Canadá, destacou-se como o único destino da América presente no ranking.

As principais cidades no ranking de sustentabilidade do TripAdvisor

➤ Copenhague, Dinamarca

Conhecida por ser uma das cidades mais antigas e limpas da Europa, Copenhague, a capital da Dinamarca, destacou-se pelo seu firme compromisso com a sustentabilidade, acolhendo mais de 300 km de ciclovias e diversas linhas ferroviárias que promovem o transporte ecológico. O esforço da cidade para se tornar neutra em carbono até 2025 repercute fortemente nas suas políticas e práticas quotidianas. Mais de dois terços dos seus hotéis possuem certificação ecológica, demonstrando a ampla adoção de padrões sustentáveis ​​na indústria hoteleira, segundo o jornal britânico The Telegraph.

➤ Estocolmo, Suécia

Estocolmo, a capital da Suécia, foi classificada como o segundo destino mais sustentável do mundo. A cidade tem o objetivo de se tornar livre de combustíveis fósseis e positiva para o clima até 2040, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Cerca de 60% do fornecimento nacional de energia da Suécia provém de fontes renováveis e o país está classificado entre os dez primeiros do Índice de Desempenho Ambiental.

➤ Bordeaux, França

Bordeaux foi elogiada pelo seu sistema de transporte público ultramoderno e por sido amplamente restaurada, proporcionando aos visitantes lindos passeios a e uma bela vista sobre as docas e o porto. A cidade também é uma base ideal para explorar as paisagens e sabores inesquecíveis da grande região vinícola. Os fatores que fazem de Bordeaux um exemplo de sustentabilidade são: investimento em mobilidade, uso de combustíveis renováveis, redução de veículos movidos a combustíveis fósseis e ampliação das calçadas para pedestres.

➤ Helsinque, Finlândia

A beleza da natureza circundante de Helsinque, capital da Finlândia, combina com as conquistas da alta tecnologia e as tendências do design contemporâneo. Passeios a pé pelo centro da cidade mostram camadas de história, enquanto a arquitetura moderna e o estilo vanguardista garantem o futuro da cidade. A Finlândia tem sido um exemplo para outros países que desejam se tornar mais sustentáveis, principalmente em relação à questão energética – cerca de 40% da energia produzida no país vem de fontes renováveis e alternativas, enquanto a média mundial é de apenas 13%.

➤ Singapura, cidade-estado da Ásia

A paisagem urbana de Singapura parece ter saído de uma história de ficção científica. O futurista Gardens By the Bay oferece um pedaço do paraíso da horticultura, em uma área de 101 hectares de jardins. Entre as muitas ações sustentáveis do país asiático, destacam-se os padrões sustentáveis na arquitetura e urbanismo, com seus prédios cobertos por vegetação; as leis de transporte “eco-friendly” e o excelente gerenciamento dos recursos hídricos.

Estes são 15 destinos de viagem mais sustentáveis do mundo:

  1. Copenhague, Dinamarca,
  2. Estocolmo, Suécia,
  3. Bordeaux, França,
  4. Helsinque, Finlândia,
  5. Singapura, Ásia,
  6. Melbourne, Austrália,
  7. Oslo, Noruega,
  8. Bruxelas, Bélgica,
  9. Galway, Irlanda,
  10. Belfast, Irlanda do Norte,
  11. Bangkok, Tailândia,
  12. Barcelona, Espanha,
  13. Montreal, Canadá,
  14. Milão, Itália,
  15. Zurique, Suíça.