Uma bactéria que combate a obesidade

Lembram quando divulgamos a notícia de um estudo chinês, no começo do ano, que tinha mostrado que existem bactérias que fazem você engordar? Pois é, cientistas americanos da universidade de medicina de Washington, liderados por Jeffrey Gordon, agora descobriram o oposto: bactérias que fazem emagrecer.

A primeira suspeita começou com gêmeas que eram uma obesa e a outra, magra. Os cientistas investigaram as suas fezes e viram que as magras apresentavam bactérias diferentes das gordas — no caso, do gênero bacterioides. Uma vez descobertas, eles isolaram estas bactérias e as inocularam em ratos. O resultado? Ratos magros. E o melhor: eles passavam de um para o outro (de uma forma desagradável, certo, comendo as fezes alhei) e as da magreza neutralizavam as da obesidade.

As de obesidade, por outro lado, não passavam de volta. Mas para isso acontecer, a dieta tinha de ser rica em fibras.
Até isso se tornar uma medicação, ou realidade, ainda vai demorar. Mas é bom saber que temos mais uma arma para o nosso arsenal contra a obesidade. Logo, em vez de antibióticos, estaremos tomando pílulas de bactérias, como um Yakult anti obesidade.