Cortes de cabelo masculino undercut
Divulgação / Michael B. Jordan

Undercut: o corte coringa

O undercut é aquele corte com fios bem baixos nas laterais da cabeça (às vezes até raspados com máquina) e bastante volume em cima.

Michael B Jordan, David Beckham, Brad Pitt, Adam Levine, Justin Timberlake, Bruno Mars, Gerard Piqué e muitos outros já adotaram o corte. Sem contar as personalidades brasileiras.

O legal do undercut é a versatilidade. Por ter várias influências — desde o estilo militar, mais curto, até os topetões rockabilly dos anos 50 — o corte pode ser feito com os lados da cabeça carecas, com os fios em degradê aparados com máquina ou, ainda, trabalhados com tesoura ou navalha. A franja pode ser curta (que não dá trabalho para ajeitar) ou longa, permitindo se faça um topete mais altos com escova e secador.

Para dar uma variada no visual, você pode modelar o cabelo de jeito “bagunçado” ou mais comportado, usando pente e fazendo risca. Tudo vai depender do seu estilo e versatilidade.

BRINQUE COM GEL OU POMADA

Dependendo do tipo de finalizador — pós fixador, gel, pomada, pasta, cera spray e até shampoo seco — dá para criar penteados mais estruturados ou de aspecto mais natural. E, ainda, optar por brilho ou efeito mate, fosco. O pó fixador pode ser uma boa opção para modelar o topete sem pesar, principalmente para aqueles que tem cabelos mais finos e sem volume.

MANTENHA O CORTE EM DIA

Vá ao salão para dar um trato a cada três semanas, aproximadamente. Ou até menos, se for preciso. É muito importante manter o corte em dia. Quando a franja cresce, o topete dá um jeito, mas nas laterais não dá para disfarçar o crescimento irregular dos fios.

NEM TODO UNDERCUT É IGUAL

O principal cuidado é escolher o estilo de corte que harmonize com seu formato de rosto. Para fazer essa analise, tire uma foto de frente e veja se seu rosto é mais arredondado, alongado ou quadrado. Se você tiver dúvida procure um cabeleireiro que também seja visagista. Esse profissional, vai te ajudar a acertar o corte e você não se arrependerá. Agora, quer tentar você mesmo? Confira as dicas e vá ao salão com as instruções na ponta da língua para dar ao seu cabeleireiro.

  • ROSTO REDONDO

Para suavizar o arredondado do rosto, o ideal é deixar sua fisionomia com aspecto mais longo. Para alongar as linhas faciais, o ideal é raspar ao máximo as laterais, usando até máquina zero. Você pode usar topetes bem altos e arrepiados.

  • ROSTO ALONGADO

Aqui é necessário fazer um corte de deixe o rosto menos alongado. O primeiro ponto é evitar os topetes muito altos para não aumentar a sensação de comprimento. Também é preciso que o rosto “cresça” para os lados. O certo é deixar mais volume nas laterais. Peça para o cabeleireiro desfiar na tesoura ou passar máquina até altura 2.

  • ROSTO QUADRADO

Para arredondar e afinar o rosto mais quadradro, os fios das laterais podem ser aparados com máquina regulada em altura 1 ou 2.

Confira algumas variações do undercut, com bastante diferenças no comprimento dos fios nas laterais e no alto da cabeça.

Homem-No-Espelho-Corte-de-cabelo-masculino-undercut-1-1024x514

Homem-No-Espelho-Corte-de-cabelo-masculino-undercut-2-1024x512

Homem-No-Espelho-Corte-de-cabelo-masculino-undercut-3-1024x512

undercut cortes masculinos 2021