Vai casar? Como escolher o terno perfeito

Texto em parceria com Cia. do Terno

***

Quando o assunto é casamento, as pessoas adoram usar superlativos ao descrevê-lo. Alguns falam que é “o dia mais feliz da vida”; outros que é o “mais importante”; e assim por diante. Você pode concordar com isso ou não. Mas um fato está acima das opiniões: é o dia em que mais olhares estarão em cima de você. (Exceto, é claro, se você for uma celebridade nacional.)

Uma multidão de convidados estará concentrada em cada passo que você der no salão. Amigos, parentes, colegas, o chefe… Isso sem contar, obviamente, a noiva. Com essa atenção toda, é de se imaginar que você queira estar na sua melhor versão. Por isso reunimos, hoje, algumas dicas de como escolher o terno perfeito para se casar.

ITEM 1 – A COR DO TERNO

Vamos começar pelo básico, ok? A cor do terno. O ideal é usar um modelo escuro: azul marinho, grafite ou de tons próximos. Essas opções são bastante versáteis e modernas. O terno preto já tem uma característica mais séria, então ele é indicado apenas em festas muito tradicionais. Em casamentos diurnos, na praia ou no campo, você pode ampliar esse leque de cores, incluindo o bege. Mas na cidade, não invente. Essa não é hora de arriscar num terno vinho, azul claro ou qualquer coisa do tipo. Melhor seguir com a tradição. Ah, sim, em relação à camisa, uma branca lisa é infalível. Atemporal, clássica e estilosa.

ITEM 2 – O CAIMENTO DO TERNO

Um terno elegante deve ter um bom caimento no corpo. Por isso, opte por um modelo slim, que é contemporâneo e valoriza a silhueta. O corte regular dá um aspecto antiquado. Lembrando que você jamais deve usar um terno sem ajustá-lo antes com um alfaiate, especialmente ao se casar. Senão, vai ficar sobrando tecido na manga do paletó e na barra da calça, criando um ar de desleixo.

ITEM 3 – O COLETE

Aqui no Brasil, não temos o hábito de usar terno completo com colete. Mas se você for noivo, fica super elegante, apesar de não ser uma exigência. Ele trará um toque extra de sofisticação ao visual, além de destacá-lo no salão. O colete deve ser, preferencialmente, da mesma cor do paletó para o look ficar mais moderno.

ITEM 4 – O SAPATO 

O terno azul fica igualmente harmonioso com sapato preto ou marrom. Enquanto o primeiro dá um ar de seriedade, o segundo é mais descontraído. No caso de cinza escuro, o indicado é um sapato preto. Se a tonalidade do cinza for mais clara, o marrom também é possível. Lembrando que, caso você use cinto, deve ser necessariamente da mesma cor que o sapato.

ITEM 5 – A GRAVATA

Um símbolo do traje do noivo é a gravata branca. Ela inclusive pode ter uma leve textura perolada, se você quiser. Vai trazer um toque de leveza e, ao mesmo tempo, elegância para o seu outfit. Uma alternativa é o cinza prateado. Não se esqueça, também, de colocar uma flor na lapela do paletó. Essa é uma tradição que nunca sai de moda.

ITEM 6 – ONDE COMPRAR SEU TERNO

Agora chegamos à grande pergunta: onde comprar o seu terno de casamento? A Cia. do Terno possui uma linha completa para noivos, com opções de look para todos os estilos – e um preço que cabe no bolso. As coleções “Premium” e “Londres”, nas versões slim e skinny, são as mais procuradas por quem vai se casar.

Clique aqui para encontrar a Cia. do Terno mais próxima de você. São mais de 150 lojas espalhadas em 23 estados do Brasil. As unidades têm alfaiates próprios, que fazem ajustes gratuitamente nas peças. Além dos ternos, a marca oferece também uma ampla linha de camisas e acessórios sociais – como gravatas, sapatos, lenços, cintos e muito mais.