fbpx
Harry Potter balenciaga

Vídeo de IA transforma “Harry Potter” num desfile da Balenciaga 

Programas de inteligência artificial generativa, que permitem ao usuário inserir prompts e gerar texto ou imagens, estão em ascensão, e um usuário usou essa tecnologia para criar um anúncio fictício da Balenciaga, reimaginando personagens de “Harry Potter” de J.K. Rowling num desfile da marca.

O youtuber Demonflyingfox já criou adaptações realistas e muitas vezes perturbadoras, apresentando personagens da política, cultura pop e religiões importantes, com mais de 12 milhões de visualizações em seu canal no YouTube até agora.

Dois destes vídeos, intitulados “Harry Potter por Balenciaga”, se tornaram virais na internet. Até mesmo o CEO do Twitter, Elon Musk, apesar de ser um dos muitos signatários de uma carta alertando que a avançada tecnologia de IA poderia representar “riscos profundos para a sociedade e a humanidade”, pareceu aplaudir o vídeo em um tweet, postando vários emojis de fogo:

Os vídeos de “Harry Potter por Balenciaga”, com mais de 4 milhões de visualizações coletivas, apresentam imagens, animação e áudio impulsionados por IA para dar vida aos personagens, com alguns deles parodiando falas dos livros originais de Rowling.

Alguns veículos de comunicação reagiram com choque ao perceber o quão longe a IA chegou.

“Pronto para uma visão assustadora dos livros infantis com os quais muitos cresceram? Eu não estava e devo admitir que as maçãs do rosto altas, as bochechas encovadas e as expressões severas dos personagens que amo, de Hermione a Ron Dobby, são praticamente combustível para pesadelos – embora Dobby pareça muito com uma visão de Zoolander”, escreveu um repórter da TechTheLead.

Demonflyingfox falou numa entrevista com a Dazed Digital sobre o processo de criação desse tipo de material.

“Estou constantemente pensando em quais combinações e misturas de mídia popular podem funcionar”, disse ao veículo. “Rapidamente percebi que elas têm que ser o mais inesperadas possível, mas ainda assim fazer sentido. Com a vibe inocente e ingênua de Harry, funcionou surpreendentemente bem colocá-lo em um cenário adulto e frio.”

A Dazed Digital resumiu: “Foi a substituição da vassoura torta pelo estilo sombrio, óculos escuros angulares e maçãs do rosto encovadas.” Demonflyingfox acrescentou: “Eu já coloquei Harry no mundo da Yakuza, então era apenas uma questão de tempo até eu pensar na bolha da moda. E a empresa mais memeável provavelmente é a Balenciaga agora.”

Um usuário do YouTube observou sobre o vídeo: “Você acabou de criar um anúncio de 2 milhões de dólares por provavelmente menos de 10 dólares.”

***

Fonte: Fox Business