fbpx

Violino, bateria, guitarra? Esse gadget reúne em si todos esses instrumentos e mais

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

Talvez você tenha visto em 2012 o projeto INSTRUMENT 1, que tinha a ousada missão de acoplar em um único aparelho dezenas e dezenas de instrumentos. Agora, depois de três anos engavetado, o gadget finalmente virá para a vida real.

O projeto está no Kickstarter e, ainda com 39 dias faltando para encerrar o período de investimento, já superou os 75 mil dólares necessários em mais de duas vezes, com quase 500 apoiadores.

O INSTRUMENT 1, da Artiphon, ganhou um novo design, mais minimalista e futurista, e quer oferecer novas possibilidades para as pessoas lidarem com a música.

Com o avanço da tecnologia, a proposta de incluir em uma única tecnologia diversos timbres não é bem uma novidade.

Mas o INSTRUMENT 1 traz uma proposta que vai mais além: ele também quer oferecer às pessoas a possibilidade de utilizar a técnica específica de cada instrumento.

Portanto, o violinista não terá à sua disposição apenas o timbre do violino, mas poderá tocar o INSTRUMENT 1 na mesma posição em que toca o violino. Assim para baixo acústico, guitarra, piano e outros instrumentos.

Os musicistas também podem misturar vários instrumentos em suas seis cordas virtuais, além de utilizar o produto como um MIDI.

Particularmente, não acho que essa tecnologia seja capaz de substituir os instrumentos físicos, tanto pela tocabilidade, quanto pelo timbre. Jamais.

Contudo, ela oferece diversas possibilidades que os instrumentos físicos obviamente não alcançam. Não penso que o gadget da Artiphon é valioso não pela qualidade do som, mas sim pela versatilidade.

O INSTRUMENT 1 já está na pré-venda por 228 libras. Como MIDI, ele funciona em plataformas para OSX, Windows e iOS, e a empresa já desenvolveu um app para iOS e está desenvolvendo para Android.