fbpx
ler mais livros

12 motivos para ler mais livros

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Ler mais pode ser uma meta para muitas pessoas. Porém, poucas pessoas colocam esse objetivo como prioridade dentre tantas outras metas que estabelecemos para nós mesmo. Com as mudanças em nosso estilo de vida, podemos aproveitar o prolongamento do isolamento social para inserir o hábito de ler mais livros em nossas vidas. Esta é uma ótima maneira de investir o tempo que você usava em outras atividades que estão impossibilitadas nesse momento — e você colherá os frutos mesmo depois que a quarentena acabar. Não está convencido? Hoje eu listei 12 ótimos motivos para inserir a leitura na rotina diária:

MOTIVOS PARA LER

  1. Amplia o seu conhecimento;
  2. Aumenta a inteligência emocional;
  3. Traz mais sabedoria à sua vida;
  4. Reduz o estresse e a ansiedade;
  5. Fortalece a criatividade;
  6. Você se sente mais motivado;
  7. Expande o vocabulário;
  8. Melhora sua capacidade de comunicação;
  9. Você vira uma pessoa mais interessante;
  10. Aprimora o seu foco;
  11. Desenvolve a sua imaginação;
  12. É uma excelente fonte de entretenimento.

E aí, convencido agora? Rsrs. Se você não sabe por onde começar, a Biblioteca de São Paulo está disponibilizando livros gratuitos online.  Outra dica, para leituras gratuitas é o site  da Amazon que também disponibilizou alguns livros gratuitos para baixar. Você pode conferir a lista completa neste link. O Scribd, outra plataforma online de livros, possui 1 milhão de exemplares em sua plataforma e está com 30 dias de assinatura grátis.

CRIANDO O HÁBITO

Como todo hábito, a leitura pode demandar algum esforço inicial. Mas, isso não significa que você precisa começar com metas muito ambiciosas. Isso poderia te desmotivar. Se você se comprometer a ler modestas 10 páginas por dia, ao final do mês conseguirá finalizar um livro de 300 páginas. Isso vai demandar em torno de 15 minutos do seu dia apenas.

Ou dica é começar por livros que tratem de assuntos do seu interesse, assim fica mais fácil não desistir. Com o passar do tempo a leitura vai ficando mais fluida, o que vai fazer com que você aumente de pouco em pouco o número de páginas lidar por dia. Ao longo do ano, não será difícil completar 12 livros se você se comprometer. Esse é um volume capaz de expandir muito seus horizontes.