fbpx

5 alternativas ao WhatsApp

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

Muitas pessoas perderam a confiança no aplicativo depois que ele foi comprado pelo Facebook, mas existem outras opções que podem, inclusive, ser melhores.

what-sem-arte

Depois que o WhatsApp foi comprado pelo Facebook por 19 bilhões de dólares, muitos passaram a desconfiar do serviço — ou por que acham que ele não está mais tão confidencial ou simplesmente por acreditar que o gigante azul vai estragar o app com propagandas.

Na verdade, estamos tão acostumados com esse aplicativo de mensagens que nem percebemos que existem alternativas que podem ser melhores. Então fizemos uma lista para você testar outros programas com as mesmas (ou mais) funcionalidades que o WhatsApp oferece. Talvez esteja na hora de mudar.

Viber

O Viber hoje já tem uma quantidade boa de usuários, o que é ótimo, porque provavelmente muitos de seus amigos e familiares estão prontos para trocar mensagens por ali. Além disso, ele é bem completo. Tem suporte para chamadas de áudio, vídeo e pode até fazer ligações para telefones fixos de graça (no futuro será pago). Seu visual não é dos melhores, mas, como o Viber é bem completo, vale a pena conferir.

Para baixar: Android,  iOS, Windows Phone

Relay

Hoje a net está sendo invadida por GIF’s animados. O Relay decidiu, então, usá-los como um diferencial. Ele possui um database enorme dessas imagens em movimento que estão disponíveis para você mandar aos seus contatos. O app tem um ar mais divertido e descontraído, além possuir suporte para chats em grupo.

Para baixar: AndroidiOS

Snapchat

Tá certo que esse não é um app para mensagens – na verdade, ele é focado em vídeos e fotos. Mas está valendo. Sua interface não poderia ser mais simples: você escolhe um contato, tira uma foto ou vídeo e manda. Essa imagem irá se autodestruir depois de um tempo pré-determinado. Ele é perfeito para relacionamentos a distência. Se é que você me entende.

Para baixar: Android, iOS, Windows Phone

Telegram

O Telegram é relativamente novo. Ele possui um visual bem limpo e super fácil de usar. É uma mistura de WhatsApp com Snapchat. Você pode fazer chat em grupo com até 200 pessoas. Ao participar de um chat secreto, as mensagens são encriptadas e podem se autodestruir depois de um período de tempo pré determinado (semelhante ao Snapchat). De todas as alternativas, esse é o app mais seguro no sentido das informações não vazarem. Ele ainda possui uma versão para Mac, que é sincronizada com a versão para iPhone.

Para baixar: Android,  iOS

Blackberry Messenger

Pai de todos os messengers, infelizmente o Blackberry já está na últimas. A empresa está tentando dar um pouco mais de vida para o app. Ele foi febre antes do lançamento do iPhone e do Android, quando funcionava somente entre aparelhos da RIM. Era normal as pessoas pedirem seu BBM para se comunicar com você. Sua segurança nunca foi quebrada. Ele é rápido, fácil e bem completo. Depois que foi lançado para várias plataformas, o BBM não pegou. Mas isso não anula suas qualidades.

Para baixar: AndroidiOS

Como sempre falo, o melhor aplicativo será aquele que seus amigos e conhecidos usam. Não adianta você adorar o Relay se só tem dois colegas para conversar por ele. Para que serve o chat em grupo de 200 pessoas do Telegram se sua lista de contatos tem três amigos?

Hoje o WhatsApp ainda é o maior. Mas não se engane, o Orkut já foi grande no Brasil também. Então que tal testar esses novos aplicativos e ver se você gosta de algum? Quem sabe um dia ele será tão grande ou, quem sabe, maior do que o app de 19 bilhões de dólares.