fbpx

5 jogos de tabuleiro que você provavelmente não conhece

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

Nós estamos vivendo na era digital, mas de vez em quando gostamos de nos desligar desse mundo e passar um tempo com amigos reais. E uma boa opção para isso são os jogos de tabuleiro. É para aqueles que compartilham desse pensamento que decidimos separar alguns desses jogos, que não são tão conhecidos pela maioria de nós.

É claro que poderíamos ter feito uma lista com 30, mas resolvemos pegar somente os melhores. E, caso você realmente goste de jogos de tabuleiros, sugerimos curtir uma noite no Ludus Luderia, um bar paulistano dedicado somente a essa temática. Para saber mais leia o texto Brincadeira de Gente Grande.

1# Coup

original

Em um futuro próximo, o governo está à procura de lucros. Quase todas as pessoas vivem na pobreza. São poucos os privilegiados. Eis que o povo desesperado cria uma “resistência”. Revoltados, colocam os governantes no meio do caos. Para ganhar influência você precisa destruir a reputação de seus inimigos e jogá-los no exílio. Somente um pode sobreviver. O legal do jogo é que ele baseado no blefe. Suporta de 2 a 6 jogadores. Cada rodada é rápida e a partida dura em média 15 minutos.

2# The Settlers of Catan

B000W7JWUA-1-lg

Esse jogo é, por enquanto, o nosso jogo favorito aqui no El Hombre. O objetivo é fazer 10 pontos, que são, basicamente, conquistados com a construção de casas e vilas (as primeiras valem 1 ponto e as segundas 2). O Catan é baseado em trocas de cartas. Para poder fazer uma dessas casas ou vilas você precisa de recursos (que são representados justamente nessas cartas).

Às vezes é preciso ser amigável para conseguir o que você quer de seu inimigo – e às vezes é preciso ser cruel. O Catan é feito para ser jogado em 3 ou 4 pessoas e o tempo da partida geralmente passa de uma hora. Mas alertamos de antemão: esse jogo pode acabar com algumas amizades.

3# Augustus

Augustus-Game-Table-Centre

De certa maneira o Augustus é parecido com o Catan. Rola uma competição por recursos para poder realizar seus projetos e construir províncias no Império Romano. Você precisa mobilizar suas legiões de soldados para completar algum objetivo, mas o seu propósito final é se transformar em um cônsul de Roma. Augustus pode ser jogado de 2 a 6 pessoas. Uma partida dura por volta de meia hora.

4# Puerto Rico

IMG_23291

Esse é um jogo que você precisará de muita estratégia se quiser vencer. Há muitos caminhos para a vitória. Os jogadores competem para ver quem é o melhor em cultivar milho, café, açúcar e outras commodities. Depois, é preciso embarcar esses produtos em navios.

Cada rodada os jogadores podem escolher que papel terá no jogo (construtor, prefeito ou fazendeiro), para chegar ao objetivo final. O Puerto Rico pode ser jogado entre 3 a 5 pessoas e jogo pode ser longo, chegando até uma hora e meia (nada comparado a um War da vida).

5# I’m The Boss

maxresdefault,

Os jogadores tentam fechar negócios enquanto se movem pelo tabuleiro, mas é preciso a ajuda dos oponentes para fazer isso. O problema é que um adversário que não está fazendo parte de uma negociação específica pode, subitamente, tomar conta desse rolo ao pegar a carta I’m The Boss, o que deixará os outros putos da vida. Como o Catan, é bom não levar o jogo muito a sério ou você pode perder alguns amigos no caminho. Ele é feito para ser jogado entre 3 a 6 pessoas. A partida dura cerca de uma hora.