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reduzir a solidão

5 maneiras simples de reduzir a solidão em casa ou no trabalho

Tem se sentindo solitário ultimamente? Saiba que você não está sozinho nessa. De acordo com uma pesquisa americana, 61% dos adultos relatam que se sentem sozinhos. Isso significa que a solidão está cada vez mais crescendo entre nós. E isso não é nada bom. Mas por outro lado, reduzir a solidão exige muito menos esforço do que você imagina.

Vamos ao exemplo simples: pense no seu bem-estar como se fosse uma bateria esgotada de seu celular. Se você não tiver uma conversa agradável com alguém uma vez ou outra, sua bateria não será “recarregada”. Nossas baterias de bem-estar estão sempre se esgotando. E sim, é preciso buscar conexões significativas para fazer um reabastecimento. Assim como conectar o carregador do celular a uma fonte de energia para aumentar a vida útil da bateria, você deve se conectar com outras pessoas para aumentar seu bem-estar e se proteger contra a bateria vazia. Que nesse caso, é a solidão. A fonte de energia do nosso bem-estar são nossas conexões sociais, e essas conexões devem ser nutridas diariamente.

E saiba que a solidão é contagiosa, da mesma forma que seu efeito contrário. O efeito cascata para reduzir a solidão, seja em casa ou no trabalho, pode desencadear em uma pessoa mais saudável, famílias mais fortes e até comunidades mais unidas. Se você está se sentindo sozinho, ou conhece alguém que esteja nessa situação, conheça 5 passos simples para mudar esse quadro:

1# EXPRESSE GRATIDÃO

Diga a alguém algo que você aprecie nela. Expresse sua gratidão por meio de uma ligação, e-mail, mensagem, carta ou até mesmo durante uma conversa pessoal.

2# ESTEJA ABERTO A INTERRUPÇÕES

Não deixe que uma interrupção acabe com seu dia. Abrace ela. Quando alguém te interromper durante uma tarefa, dê sua atenção totalmente para a pessoa. Não deixe que tarefas ou prazos anulem suas relações. Crie uma margem necessária para dizer não ao urgente e se dedicar a você mesmo. Você não é um robô. Por isso, seja maravilhosamente humano.

3# ESTABELEÇA UMA ZONA LIVRE DE CELULAR

Que tal estar livre para você mesmo? Escolha uma situação hoje que será uma zona sem celular. Use esse tempo para se conectar com seus pensamento, e até mesmo com o seu arredor. Não deixe a capacidade de ficar sem fazer nada atrofiar por causa da dependência tecnológica.

4# FOTOGRAFIAS E MEMÓRIAS

Olhe para as fotos arquivadas em seu celular, e veja com quem você estava há um ano atrás, ou no mês passado. Envie uma mensagem para a pessoa que está na foto, colocando a imagem junto, e em poucas palavras, descreva a importância dessa memória.

5# CHEGUE MAIS CEDO

Planeje chegar com 10 minutos de antecedência em sua próxima reunião ou compromisso. Pesquisas comprovam que as restrições de tempo limitam severamente a nossa disposição de nos envolvermos com os outros. Se você está sempre correndo de um lado para outro, certamente vai perder a oportunidade de se conectar com alguém no caminho. Não deixe que sua ocupação o cegue para as necessidades pessoais. Cria margem para criar mais conexões.

A aptidão social da humanidade tem sido um dos maiores (se não o maior) contribuinte para a longevidade de nossa espécie. Um humano não pode correr mais que um leão ou nadar mais que um tubarão, por exemplo. E o que torna a humanidade tão dominante são nossas habilidades sociais, como nossa capacidade de trabalhar, aprender e se comunicar juntos. Cuidamos uns dos outros, identificamos ameaças, nos apoiamos e formamos alianças. Isso é ser humano.

A solidão e o isolamento vão contra o que nos torna uma das espécies mais espetaculares do planeta. A solidão entra em conflito direto com o que é ser humano. E a boa notícia é que cada pessoa tem o poder de reduzir sua solidão, ao mesmo tempo em que pode ajudar o próximo.

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