fbpx
construir riqueza

4 passos cruciais que você precisa seguir para construir riqueza

Para você, o que significa ser rico? Para alguns, pode ser fama ou celebridade. Já para outros, saúde e felicidade. Inclusive, para muitas pessoas, o sucesso é sinônimo de riqueza. E não que isso esteja errado, pois cada um tem a liberdade de escolher sua própria “riqueza”. Mas, e em relação ao dinheiro? Como você se vê no atual momento? Sim, é por causa dele que estamos aqui hoje. Vamos falar sobre a importância de construir uma riqueza ao decorrer dos anos, e o que fazer para alcançar esse objetivo.

Segundo Brian H. Robb, proprietário da Marketing Real Estate, não adianta se afundar em ideias e não colocá-las em prática. Você nunca vai conseguir construir riqueza se não começar a se mexer. Por isso, conheça 4 passos cruciais para chegar ao tesouro que você está escondendo de si mesmo:

MAS ANTES, ESTEJA CIENTE DA NECESSIDADE DE AGIR!

A riqueza que almeja não será adquirida somente lendo ou ouvindo podcasts por aí. É preciso agir. Conhecimento nunca é demais. Porém, se ele for somente armazenado e não utilizado, se torna inútil. Por isso, é preciso que esse conhecimento seja transformando em ações, que automaticamente se tornarão riquezas.

Não há segredos ou atalhos para se construir riqueza (só se conseguir um casamento com alguém muito rico, rs). No entanto, aqueles que estão no topo da pirâmide financeira normalmente apresentam características específicas que você também pode ter, basta saber conduzir.

AS 4 CARACTERÍSTICAS CRUCIAIS PARA CONSTRUIR RIQUEZA

Os hábitos daqueles que alcançaram o sucesso geralmente não foram herdados, mas aprendidos e praticados. Incluir esses passos não é uma tarefa fácil e nem difícil, mas requer vontade e trabalho contínuo. Embora alguns passos possam ter tendências naturais para um ou outro, eles estão disponíveis para todos:

➤ FOCO: É a capacidade de definir uma meta e se concentrar apenas nela, até ser alcançada. A aquisição de riqueza é uma jornada de anos, se não uma vida inteira. Embora a boa sorte possa afetar a duração da viagem, o presente da fortuna repentina é concedido a pouquíssimas pessoas. A maioria das fortunas foram construídas lentamente, investindo uma parte de seus ganhos com sabedoria. Por isso, se concentre no seu destino e evite desvios ou direções erradas.

AUTODISCIPLINA: É a capacidade de controlar nossos próprios pensamentos e ações. Para se construir uma riqueza, é preciso que você guarde uma parte de sua renda para o amanhã. E como se faz isso? Negando o prazer instantâneo da compra no hoje. Se você é do time que não consegue controlar seus gastos, raramente vai conseguir juntar uma fortuna. As pessoas bem-sucedidas não são extraordinariamente talentosas. Na maioria das vezes, são pessoas comuns que aprenderam a vincular as ações do hoje com os resultados do amanhã.

PERÍCIA: Muitos confundem conhecimento com experiência. E sim, são diferentes. O primeiro vem da leitura e da experiência. Já a expertise é a capacidade de usar o conhecimento para obter resultados específicos. Pesquisas mostram que trabalhando no que você não sabe fazer, pode lhe tornar experiente no que deseja ser. Portanto, lembre-se: especialistas são feitos, não nascidos.

GERENCIAMENTO DE RISCOS: Como o futuro é incerto, todos os aspectos da existência humana correm riscos. Investidores bem-sucedidos, por exemplo, entendem todos os tipos de riscos que podem enfrentar. E sempre estão preparados para perdas e como contornar tais ocorrências.

E COMO GERENCIAR INVESTIMENTOS, REDUZINDO POSSÍVEIS PERDAS POTENCIAIS?

Os investidores podem gerenciar seus investimentos para reduzir perdas potenciais, em 3 etapas:

  1. CONHEÇA SUA TOLERÂNCIA AO RISCO: Um investimento de alto risco pode ser instável, fazendo com que pequenas mudanças possam mexer com suas emoções. A regra geral é que qualquer investimento que for fazer, não tire o seu sono. Investimentos que lhe trarão dor de cabeça devem ser evitados.
  2. GARANTIR O POTENCIAL RETORNO: Investir para ganhar apenas o quanto você poderia perder é uma aposta, e não um investimento. Por outro lado, investir com 10% de chance de um retorno de 100 vezes mais pode valer a pena, dependendo do valor investido.
  3. EXERCITAR TÁTICAS DE REDUÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO: Uma prática recomendada é evitar, ou reduzir, um risco assumido pela diversificação ou estratégias semelhantes.

O CAMINHO PARA CONSTRUIR UMA RIQUEZA

O caminho para a riqueza é muitas vezes longo, cheio de buracos e confusão. Muitos começam a jornada e descobrem que a busca pela riqueza é muito exigente, e que as trocas entre o presente e o futuro são muito grandes. Por isso, é importante que você tenha ciência dos riscos que pode enfrentar. Mas antes, é preciso começar, agir. A riqueza não cairá do céu. E o que você realmente quiser fazer, faça! Quando fazemos o que desejamos, as portas se abrem. E automaticamente, o dinheiro chega até nós.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.