6 truques de um mentalista para saber quando alguém está mentindo

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Zapeando ontem pela TV, passei por um episódio de Dr. House bem na hora em que o célebre doutor soltava sua famosa frase: “Todo mundo mente.” Ok, o personagem de Hugh Laurie é um cínico deslavado, mas a sua afirmação não tem nada de exagerada.

Segundo um estudo da Universidade de Massachusetts, em 2002, mais de 60% dos adultos não conseguem passar 10 minutos conversando sem mentir ao menos uma vez.

Chocante, não? É verdade que na maioria dos casos, trata-se de uma mentira inocente. Tipo dizer que você gostou da camisa de alguém para agradá-lo, sendo que na verdade detestou. Mas há momentos em que a coisa fica mais séria — tipo o seu vizinho dizendo que não foi ele que arranhou seu carro durante a baliza.

A boa notícia? Você pode derrotá-los com estes 6 truques que o mentalista Alex McAleer revelou para a FHM e nós traduzimos abaixo:

1# Conheça o seu comportamento normal

“Observe como uma pessoa age em conversas inocentes, por exemplo ao falar do calor. Depois procure algum sinal diferente em sua linguagem corporal quando você a pressiona sobre um assunto no qual ela pode estar mentindo.”

2# Olhe o nariz

“Lembra quando o Pinóquio mentia e seu nariz crescia? Bem, isso não é assim tão absurdo. Quando alguém mente, especialmente sob pressão, tem uma descarga de adrenalina que inunda os capilares do nariz e dá coceira. Por isso os mentirosos mexem no nariz o tempo inteiro.”

3# Os olhos são a janela da alma

“Se a sua alma está ardendo por causa de suas mentiras deslavadas, os olhos te entregam. Quando uma pessoa diz a verdade, seus olhos ficam relaxados. No momento da mentira, porém, eles podem fazer movimentos esporádicos, resultado do esforço cerebral em inventar uma história.”

h2>4# O diabo está nos detalhes

“Quando alguém está mentindo para você, tentará com um esforço duas vezes maior fazê-lo acreditar na história. Por causa disso, vai oferecer vários detalhes desnecessários. Se parece que a pessoa está polindo em excesso o seu argumento, provavelmente trata-se de uma mentira.”

5# As pessoas ficam nervosas quando mentem

“Fique ligado no que os psicólogos chamam de gestos de auto conforto. São pequenos maneirismos que as pessoas usam para se tranquilizar sob pressão, como brincar com o cabelo ou ajustar a gravata.”

6# Silêncio é ouro

“Os mentirosos não gostam de ficar em silêncio. Quando você não dá um feedback sobre estar acreditando ou não em sua história, eles ficam ansiosos e se esforçam mais ainda para convencê-lo, normalmente inventando uma mentira ainda maior.”