7 dicas para causar uma boa primeira impressão

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Isso tem um fundo de verdade. Segundo um estudo, as pessoas levam uma média de 27 segundos para formar a opinião sobre alguém. Às vezes até menos. E depois que essa impressão está formada, é bem difícil de mudar. Mas não se desespere, querido leitor: hoje reunimos 7 dicas de como causar uma primeira impressão positiva, tanto em situações pessoais como profissionais.

1# SEJA GENEROSO NO SORRISO

Vamos começar pelo óbvio? Seja generoso com o sorriso. Isso cria uma impressão mais amigável, confiável e simpática. Quando vemos alguém de cara fechada, dá vontade de cruzar a rua, para não sermos obrigados a ouvi-lo reclamando sem parar da vida. Apenas tome cuidado para não ficar distribuindo sorrisos falsos, porque eles têm o efeito contrário do sorriso genuíno. E, sim, as pessoas sabem diferenciar os dois.

2# MANTENHA A POSTURA ERETA

Quando você mantém a postura ereta, isso é um sinal de confiança. Ficar com os ombros curvados, por outro lado, faz as pessoas te enxergarem como alguém inseguro. Não é algo que colabora para desenvolver uma boa imagem pessoal.

3# FALE COM CALMA E CLAREZA

As pessoas tendem a falar rápido e enrolado quando estão ansiosas. E adivinha só uma das coisas que mais causam ansiedade em nós? Isso mesmo, o contato social com desconhecidos. Então respire fundo e busque manter a tranquilidade, para falar com calma e clareza. Assim você será compreendido melhor.

4# PRESTE ATENÇÃO NO OUTRO

Por favor, não diga “oi” mexendo no celular — ou fique viajando com seu olhar para os lados enquanto alguém estiver falando. A pessoa se sentirá desdenhada, como se não fosse digna da sua atenção. A falta de educação é um dos fatores que mais queimam o nosso filme com os outros. Ah, algo que ajuda muito? Lembrar o nome da pessoa e usá-lo durante a conversa. Isso faz todo mundo se sentir valorizado.

5# CAPRICHE AO SE VESTIR

Não poderíamos nos esquecer do estilo ao falar sobre as primeiras impressões, né? Roupas largas passam um sinal de desleixo. E nada de sufocar seu look com várias peças de cores ou estampas chamativas juntas, isso é sinal de mau gosto. Busque um equilíbrio. Outra questão importante é se vestir para a ocasião. Evite o chamado underdress (como ir num casamento de jeans) e também o overdress (tipo colocar gravata para um happy hour com os amigos no bar).

6# EVITE ASSUNTOS POLÊMICOS

Se você quer discutir futebol e política com seus amigos, manda bala. Vocês já têm intimidade para isso. Mas com alguém que você está conhecendo agora, é melhor evitar assuntos polêmicos, senão a relação pode acabar antes mesmo de começar. Outro conselho? Não fique reclamando da vida ou falando mal dos outros. Isso é muito desagradável.

7# BUSQUE UMA CONEXÃO

Sempre haverá algum ponto em comum entre duas pessoas que estão se conhecimento. Seja um hobbie, uma opinião — ou um interesse genuíno no que o outro está falando, para aprender aquilo e levar para a sua vida. Tente encontrar algo que possa conectar vocês ao longo da conversa. Isso ajuda bastante na hora de criar uma boa primeira impressão.

VÍDEO EM DESTAQUE: