Na quarta-feira, dia 7 de setembro, mais uma vez Tim Cook e outros executivos da Apple subiram ao palco do Bill Graham Civic Auditorium, em São Francisco, para mostrar a nova geração do smartphone mais vendido do mundo: o novo iPhone 7.

Depois de muitos meses de rumores, não tivemos grandes surpresas em relação ao design do aparelho: ele continua praticamente igual à versão anterior. As grandes novidades ficaram escondidas por debaixo do capô. Já que estamos na sétima geração do celular mais popular de todos os tempos, resolvi separar 7 novidades dele.

1# RESISTÊNCIA À ÁGUA

Derrubar na piscina, dar um banho de chuva ou até mesmo molhar com o suor durante uma corrida — todos nós já cometemos algum destes deslizes com nossos celulares. Agora o iPhone 7 promete aguentar todos esses escorregões.

O aparelho ganhou a classificação IP67. Isso significa que é resistente à água por 30 minutos em uma profundidade não maior de 1 metro. Agora você finalmente poderá fazer Snapchats enquanto canta no banho. #medo

iPhone 7 novidades

2# FONE WIRELESS

A grande polêmica do iPhone 7 ficou por conta da entrada de fone de ouvido. Ou, no caso, a falta dele. A Apple decidiu tirar essa entrada de seu device mais importante. Agora a entrada é a mesma do carregador. A razão para isso são duas: (1) conseguir colocar mais inovações em seus aparelhos, já que essa entrada “come” espaço físico; e (2) acreditar que o futuro é wireless.

O pessoal não gostou muito, já que muitos já investiram boas somas em fones de ouvidos. No entendo, empresa decidiu colocar um adaptador de 3,5 mm para lightning na caixa de todos os novos iPhones. Se você também acha que cabos só servem para atrapalhar, a Apple está lançando o Airpods, um fone de ouvido sem fio, que promete ser super fácil de usar e ter uma ótima qualidade de som.

3# CÂMERA

A quantidade de mega pixels na câmera traseira não mudou este ano: o aparelho continua com os mesmos 12 MP. Mas quem entende de fotografia sabe que uma boa máquina fotográfica não é feita apenas da resolução.

Um fator muito importante é a sua abertura. Este ano os iPhones vêm equipados com ƒ/1.8 de abertura. Isso significa que o diafragma deixará mais luz entrar para o sensor, melhorando bastante as fotos tiradas em baixa luminosidade.

Além disso, os dois modelos (7 e 7 Plus) contarão com estabilização óptica de imagem. Ou seja, mesmo com sua mão se mexendo levemente, suas fotos devem ficar cristalinas e sem borrões.

iPhone 7 novidades

Mas existe um diferencial entre a versão 7 e 7 Plus neste quesito. No iPhone com tela maior, ele contará não apenas com uma, mais duas dessas câmeras. Aí você se pergunta: para que duas câmeras iguais no mesmo celular? É que uma possui lente grande-angular (igual à do seu irmão menor) e a outra é uma telefoto. Com a telefoto é possível utilizar um zoom óptico de 2x e aplicar um efeito de profundidade de campo bem interessante.

A câmera frontal dos dois (também conhecida como FaceTime HD Câmera) ganhou um upgrade para 7 MP. Perfeito para aqueles que adoram postar selfies em redes sociais.

4# BOTÃO HOME

O botão que mais usamos em nossos iPhones não é mais mecânico, agora ele é uma peça sólida. Uma vez que você o pressiona, um motor tátil se incube de te trazer a sensação que o botão se moveu com uma “vibração”, quando, na verdade, ele não saiu do lugar. Quem já usou o trackpad dos novos MacBooks e MacBooks Pro sabe do que eu estou falando. Chega a ser assustador. Sendo sólido, não haverá mais botões home quebrando e isso ajuda a deixar o iPhone 7 resistente a água.

iPhone 7 novidades

5# DISPLAY

Não foi desta vez que a Apple implementou uma tela de 4K em seus dispositivos móveis. Alguns dizem que o olho humano nem conseguiria ver a diferença com essa resolução. O que a empresa fez foi melhorar a qualidade dos pixels já existentes, incluindo uma ampla tonalidade de cores (a mesma usada no cinema digital), deixando a tela 25% mais brilhante e com um gerenciamento de cores mais preciso.

6# PROCESSAMENTO

A Apple não está prometendo pouco no novo iPhone 7 em relação ao seu poder. A Maçã diz ter feito o chip de celular mais potente do mundo: o A10 Fusion. Ele possui quatro núcleos, dois de alta performance e dois de alta eficiência.

Isso significa que quando quando você precisar de velocidade ao realizar alguma tarefa mais complicada, automaticamente o aparelho irá coordenar isso da melhor maneira possível, trazendo, assim, velocidade e economia de bateria. A nova geração promete ser até 2x mais rápido do que iPhone 6.

iPhone 7 novidades

7# CAIXAS DE SOM ESTÉREO

Depois de 9 anos ganhamos duas caixas de som em um iPhone. Sim, isso já deveria ter sido feito há muito tempo. Uma delas fica localizada no mesmo lugar dos outros modelos. Já a nova fica na parte superior do aparelho. É prometido 2x mais volume que o 6S.

BÔNUS: IPHONE 7 EM COR PRETA

Desde o iPhone 5 que não temos um modelo em cor preta de verdade sendo vendido pela Apple. Desta vez isso mudou para valer. Em vez de uma, temos duas versão escuras. Uma é um preto brilhante, também conhecida como Jet Black (que parece riscar mais fácil que a traseira dos iPods antigos, lembra?) e uma preto Matte, que é mais fosca.