8 alimentos para turbinar o seu cérebro

Comer bem não traz benefícios apenas para a nossa saúde física — mas para a mental, também. Há uma série de nutrientes que fortalecem a capacidade cognitiva, melhoram a memória e até mesmo combatem a depressão.

Por isso fizemos uma lista dos 8 alimentos que deveriam fazer parte do cardápio de qualquer homem que deseja turbinar a sua cabeça.

Apenas não ache que eles farão milagre — e transformarão você num Sheldon Cooper do dia para a noite. Afinal, de que adianta ter um grande e belo cérebro se ele está vazio? É preciso preenchê-lo com conhecimento, também.

1# Noz

shutterstock_44954065

As nozes podem melhorar nossa memória, concentração e velocidade de processamento de informações, revelou um estudo da Universidade da Califórnia. Para ter estes benefícios, comer um punhado delas por dia já é o suficiente.

2# Espinafre

spinach-recipe

Por ser cheio de magnésio, o espinafre ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que favorece o bombeamento de sangue para a cabeça. Além disso, por suas propriedade antioxidante, ele também desacelera o envelhecimento do cérebro, diz uma pesquisa.

3# Peixe

29867_maple_grilled_salmon

Pessoas com baixos níveis de Omega 3 têm o cérebro menor do que a média, segundo um estudo publicado na revista Neurology. E os peixes são ricos nesta substância. O salmão é uma ótima opção.

4# Brócolis

shutterstock_120379261-600x400

É uma das maiores fontes de Vitamina K, que fortalece as funções cognitivas. O brócolis também ajuda a prevenir o Alzheimer. Está esperando o que para colocar em seu prato, então?

5# Iogurte Grego

greek-yogurt-whey-12-Jun-13

Uma das causas da ansiedade e da irritação é a falta de cálcio. O Iogurte Grego está carregado deste elemento. Se você quer diminuir seu estresse, uma pesquisa sugere comer duas vezes por dia.

6# Aspargo

Aspargos-2-1024x636

Segundo estudos, quase metade dos depressivos apresenta níveis diminutos de ácido fólico, um nutriente fartamente presente no aspargo. Quer mais razões para comê-lo? Também melhora o nosso humor e funciona como afrodisíaco.

7# Chocolate

choco

Homens que comem chocolate, um alimento rico em flavonoides, têm chances 17% menores de ter um derrame, de acordo com uma pesquisa com 37 mil suecos. Mas os médicos alertam: coma com moderação, pois açúcar em excesso faz mal para o corpo.

8# Ovo

Billwest-SmokedEggRecipe997

O ovo é fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais. Outro benefício? Ele faz bem para visão.