fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioLifestyleSaúde8 ingredientes para a pele que ajudam a esconder as rugas, segundo os especialistas

8 ingredientes para a pele que ajudam a esconder as rugas, segundo os especialistas

Reduzir rugas à medida que você envelhece é tudo sobre adicionar os cremes e séruns certos ao seu regime de cuidados com a pele, e isso começa com o entendimento de como eles são feitos. Enquanto alguns ingredientes podem suavizar e acalmar sua pele, dando-lhe uma aparência mais jovem, outros podem realmente piorar a aparência de linhas finas. É por isso que falamos com médicos para aprender os melhores ingredientes de cuidados com a pele para rugas — alguns dos quais podem surpreendê-lo.

1# Retinol

Bart Kachniarz, MD, um cirurgião plástico formado em Harvard e Johns Hopkins trabalhando com a Belcerna Plastic Surgery, começa recomendando um dos ingredientes de cuidados com a pele anti-envelhecimento mais populares: retinol, uma forma de retinóide.

“Este derivado da vitamina A impulsiona a produção de colágeno e a renovação celular, preenchendo a pele e suavizando rugas”, diz ele. “Comece com uma força baixa e aumente gradualmente conforme tolerado. Retinol pode causar secura, descamação e vermelhidão, então hidrate e use protetor solar.”

2# Vitamina C

Em seguida, Kachniarz diz que sua rotina diária de cuidados com a pele também deve incluir vitamina C. “Este antioxidante protege a pele dos danos do sol e radicais livres, enquanto promove a produção de colágeno. Vem em soros, loções e cremes, [e é] geralmente seguro para todos os tipos de pele, mas pode causar ardor ou irritação para alguns”, diz ele.

Corey L. Hartman, MD, FAAD, um dermatologista e fundador da Skin Wellness Dermatology, diz que a vitamina C é um dos três pilares em sua própria “Santíssima Trindade dos Cuidados com a Pele”, ao lado do retinol e do protetor solar.

“A aplicação da mistura certa da Santíssima Trindade não só vai desacelerar os sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas, rugas e manchas de idade, mas pode ajudar a reverter alguns dos danos já feitos”, Hartman conta ao Best Life. “Produtos com antioxidantes como a Vitamina C vão ajudar a prevenir que os radicais livres destruam o colágeno em seu rosto, o que leva à flacidez.”

3# Ácido Hialurônico

Outro ingrediente que você vai querer procurar para ajudar a esconder suas rugas é o ácido hialurônico, diz Kachniarz. Naturalmente produzido nos olhos, articulações e pele, esta substância escorregadia ajuda a manter essas partes do corpo hidratadas e flexíveis, explica a Cleveland Clinic.

Também é comumente usado em produtos de cuidados com a pele anti-envelhecimento como um ingrediente hidratante tópico. “Este umectante atrai umidade para a pele, preenchendo-a e reduzindo rugas”, explica Kachniarz. “Disponível em soros, loções e cremes, é suave para a maioria dos tipos de pele.”

4# Niacinamida

Escolher produtos de cuidados com a pele que incluem niacinamida também pode proporcionar grandes benefícios de beleza.

“A niacinamida é um desses ingredientes encontrados em muitos produtos de cuidados com a pele para clarear a pele, prevenir sinais de envelhecimento e tratar condições como eczema ou acne”, compartilhou o dermatologista Alok Vij, MD, com a Cleveland Clinic. “A niacinamida pode ser o ‘produto do momento’, mas está por aí há anos e tem poder de permanência dado seus impactos positivos em muitas condições de pele.”

“Esta forma de vitamina B3 melhora o tom e a textura da pele, e pode diminuir rugas”, observa Kachniarz. “É geralmente segura, mas pode causar ardor ou irritação temporária em algumas pessoas.”

5# Peptídeos

Peptídeos são outro ingrediente ideal para reparar danos na pele relacionados à idade. “Essas curtas cadeias de aminoácidos ajudam a construir colágeno e elastina, melhorando a elasticidade da pele e reduzindo rugas”, diz Kachniarz.

Na verdade, de acordo com um estudo de 2020 publicado no International Journal of Molecular Sciences, você pode ver resultados em tempo recorde. Esse estudo avaliou os benefícios anti-rugas dos peptídeos analisando mudanças na pele em 22 voluntárias asiáticas saudáveis com mais de 40 anos.

“Como resultado, melhorias significativas nas rugas da pele para todos os cinco locais foram observadas após duas semanas, conforme avaliado por medições topográficas da pele”, escrevem os autores do estudo.

6# Alfa Hidroxiácidos (AHAs)

Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) são outra adição útil à sua rotina de cuidados com a pele antienvelhecimento. “Esses esfoliantes químicos removem as células mortas da pele, revelando uma pele mais lisa e com aparência mais jovem”, diz Kachniarz.

No entanto, ele observa que “eles podem causar ressecamento, descamação e vermelhidão”, o que significa que é importante “hidratar e usar protetor solar”.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, você poderá ver resultados diferentes dependendo do tipo de produto AHA escolhido. “A extensão da esfoliação depende do tipo e concentração do AHA, do seu pH e de outros ingredientes do produto”, explica o FDA.

7# Beta Hidroxiácidos (BHAs)

Os beta-hidroxiácidos (BHAs) são igualmente eficazes na remoção de células mortas da pele dos poros, “prevenindo erupções e reduzindo rugas”, diz Kachniarz.

Produtos que contêm BHAs são especialmente úteis para pessoas com pele oleosa, pois ajudam a reduzir a produção de óleo e o acúmulo de sebo e reduzem as chances de acne.

Alguns produtos, como o Limpador Esfoliante AHA/BHA da Murad, combinam os benefícios de ambos os ingredientes para dar um efeito maior, eliminando rugas e combatendo a pele oleosa, tudo em um.

8# Esqualano

Heather Smith, proprietária da bareLUXE Skincare, sugere usar um óleo nutritivo como o passo final em sua rotina de cuidados com a pele, pois ele pode bloquear os outros produtos que você usou e prevenir a perda de umidade. Especificamente, ela recomenda um óleo com esqualano.

“Esqualano é um ingrediente conhecido por imitar o óleo natural da pele, então é perfeito para aplicar na pele, não importa o seu tipo de pele”, acrescenta Lynnette Cole, diretora global de educação para a PÜR Beauty e esteticista licenciada.

Além disso, como a Cleveland Clinic compartilha, “pesquisas mostram que as propriedades anti-inflamatórias do esqualano podem ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço na acne e até em outras condições de pele como eczema.”


Artigo escrito por Lauren Gray no site Best Life, traduzido ao português pelo El Hombre

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]