8 lições de vida que Bruce Lee nos ensina

Mais de 40 anos se passaram desde que Bruce Lee morreu e, até hoje, ele continua sendo um grande ícone das artes marciais. Seus filmes são repletos de combates ferozes, nos quais ele demonstra seu domínio legendário do Kung Fu.

Por trás deste sucesso internacional como lutador, ator e diretor, Bruce Lee também era um filósofo, cujas ideias podemos encontrar nos vários livros que escreveu e entrevistas que concedeu. Até hoje, suas lições continuam sendo sábias quando se trata em lidar com a vida:

1# “Para me controlar, eu preciso primeiro me aceitar e agir de acordo com a minha natureza, não contra ela.”

Cada um possui seu próprio jeito de viver e pensar. Sendo assim, quando se trata de desenvolver o autocontrole, é importante que você aja dentro da sua forma de ser, já que nem sempre ideias que funcionam para alguns, funcionarão para outros.

2# “Exibir-se é a ideia de um tolo sobre glória.”

Esfregar uma qualidade sua na cara dos outros, simplesmente por vaidade pura, é um sinal de imaturidade e, com certeza, criará desgosto nas pessoas. Faça as coisas pelo propósito, não para aparecer.

3# “Autoconhecimento é estudar suas ações junto às outras pessoas.”

Muitas vezes, achamos que precisamos somente de nós mesmos para nos conhecer melhor. Mas somente com o convívio social — e reconhecendo suas atitudes com outras pessoas — você pode realmente se autoconhecer.

4# “Se você ama a vida, não perca tempo, porque a vida é feita de tempo.”

Cada dia que começa é um pedaço novo do tempo. Cabe a você aproveitá-lo bem.

5# “Eu não temo o homem que praticou 10 mil chutes uma vez, mas temo o homem que praticou um mesmo chute 10 mil vezes.”

É melhor ser bom em uma coisa do que ruim em várias. Especialize-se no que você gosta.

6# “Se você passa muito tempo pensando sobre algo, você nunca fará nada.”

Pensar sobre como fazer (ou resolver) algo sempre é algo bom. Mas se você pensar demais, talvez ficará sem tempo para a ação em si.

7# “Conhecimento te trará poder, caráter te trará respeito.”

Possuir conhecimento pode te dar o poder para conseguir o que quer. Mas é necessário ter caráter para ser verdadeiramente bem-sucedido — e não só nos objetivos, mas também na relação com as outras pessoas.

8# “Adapte o que é útil, rejeite o que é inútil – e adicione o que é especificamente seu.”

O nosso tempo e recursos são limitados. Simplifique a vida absorvendo o que for útil e evitando o que for desnecessário, colocando um toque da sua essência particular em tudo que faz.

VÍDEOS EM DESTAQUE