8 lições dos samurais que se aplicam à vida moderna

Seguidores do Bushido, um código de conduta que preza pelos valores morais elevados, os samurais viveram no Japão feudal e especula-se que os primeiros tenham surgido no século VIII. A partir do século XII, com a chegada do ditador Minamoto Yoritomo ao poder, tornaram-se importantes, mantendo-se ligados ao governo até o século XIX, quando iniciou-se a era Meiji.

Apesar de sua quase extinção, o legado por conta do rígido código de honra e conduta continua vivo e influencia, principalmente, a sociedade japonesa até os dias de hoje. De acordo com a doutrina samurai, listamos oito lições que podemos (e devemos) aplicar aos dias atuais. São elas:

1# Honestidade

“Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino.” Este é um trecho retirado do Credo do Samurai. A honestidade é necessária para a relação interpessoal e essa virtude está prevista no Bushido como uma obrigação para aqueles que seguem a doutrina.

2# Honra

Dentre todos os princípios, a honra é um dos primordiais. Jamais deve-se abandonar sua honradez, pois as decisões tomadas são um reflexo de quem você realmente é. Todos os homens morrem, mas seu nome e seu legado podem ser eternos.

3# Disciplina

Quando você se propõe a aprender, deve saber respeitar os ensinamentos e manter a disciplina em relação àquele tido como superior. As etapas do aprendizado são: ouvir e refletir. Esteja disposto a isso para ser melhor hoje do que foi ontem e se aproximar ao máximo da perfeição.

4# Benevolência

Aqueles que possuem habilidades superiores devem usá-las para o bem do próximo acima de tudo, não havendo necessidade de provar a ninguém essa superioridade. Deve-se ajudar os outros em cada oportunidade e ser cortês até mesmo com seus inimigos.

5# Dever

Uma palavra pronunciada ou uma ação executada jamais será esquecida. O samurai não foge de seus deveres e é sempre inteiramente responsável por aquilo que fez, arcando com as consequências desses atos, sejam elas quais forem.

6# Autocontrole

Saber controlar as emoções em uma situação é determinante para se chegar ao sucesso desejado. Esse autocontrole irá deixa-lo consciente e seguro de seus atos, mesmo quando houver escassez de táticas.

7# Prontidão

Estar sempre preparado para quaisquer adversidades é imprescindível. Um samurai deve saber fazer a leitura da situação com facilidade e destreza para, então, agir sem hesitar, chegando à sua resolução.

8# Coragem

O medo é uma forma de fracasso para o samurai. A partir dos ensinamentos do Bushido, o indivíduo deve tornar-se seguro e totalmente destemido, estando preparado para enfrentar tudo e todos sem qualquer receio de derrota, agindo sempre com precisão até mesmo nas situações mais adversas.

VÍDEOS EM DESTAQUE