O que significa ter honra, afinal?

Desde que o homem começou a viver em sociedade, diversos valores foram sendo criados para manter os integrantes unidos da maneira mais harmônica possível. Cada povo criou desenvolveu suas próprias crenças ao redor do mundo. Mas muitas são semelhantes até mesmo entre grupos que nunca haviam entrado em contato antes. Entre elas, podemos destacar o conceito da honra.

Ao falar em honra, obviamente há diferenças sutis de cultura para cultura. Mas a essência permanece a mesma. Você com certeza já ouviu essa palavra muitas vezes — e provavelmente a usou em tantas outras ocasiões. Mas sabe o que ela significa exatamente? Se olharmos no dicionário, os resultados mais comuns são:

➤ “Consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos, morais. Privilégio.”

➤ “Princípio que leva alguém a ter uma conduta virtuosa e corajosa, que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade.”

Se resumíssemos os dois numa só ideia, poderíamos dizer que a honra é o resultado de uma ação que trouxe boa repercussão ao indivíduo que a executou — e que foi positiva à sociedade da qual ele pertence. Mas como definir as atitudes que podem ser consideradas honrosas ou não? É aí que o código de honra entra em jogo.

CÓDIGO DE HONRA

Poderíamos dizer que o código de honra é uma série de valores que foram sendo estabelecidos por uma sociedade ao longo dos anos. Ou melhor dizendo, décadas. Talvez até mesmo séculos. Esses valores buscam estabelecer condutas morais que proporcionam consequências positivas à comunidade como um todo.

Pegando o exemplo da Europa Medieval, os cavaleiros mantinham um código de ética que buscava não só manter a ordem, mas também equilibrar a força do indivíduo com valores morais por meio de atitudes. eles seguiam ideias como:

  • Proteger os indefesos
  • Ser generoso
  • Obedecer a hierarquia
  • Respeitar as mulheres
  • Defender o reino
  • Cuidar dos pais
  • Pagar as dívidas
  • Cultivar a lealdade

Outro grupo famoso pelo código de honra eram os samurais, seguidores do famosos Bushido. Mas durante a história da humanidade, a honra foi cultivada por muitas culturas. E, até hoje, continua sendo uma característica muito admirada pelas pessoas. Como você pode notar, muitos dos valores que listamos acima, dos cavaleiros medievais, continuam atuais em 2019. Concorda?

Para resumir, podemos dizer que a honra é um triunfo do altruísmo versus o egoísmo. Pensar mais na comunidade e menos em você. Não seria mais confortável para o indivíduo abandonar suas dívidas em vez de pagá-las? E deixar os indefesos se virarem, em vez de ajudá-los? Mas imagine só como o mundo seria hostil se todos agissem dessa maneira.

Só que as pessoas precisam ter muito cuidado ao agir em defesa da honra, porque é comum confundir as nossas crenças pessoais com a moral verdadeiramente nobre. Devemos ter uma alta dose de humildade nessa hora. Talvez a melhor maneira de agir honradamente é se perguntando: “Como eu gostaria de ser tratado se estivesse no lugar dessa pessoa?” A resposta sempre será “com compaixão”. Então se esforce para desenvolver a empatia.

VÍDEO EM DESTAQUE