9 lições de vida com Don Corleone

Poucos personagens fictícios são tão fascinantes quanto Don Vito Corleone, um dos principais representantes da máfia siciliana nos Estados Unidos. Ele é um patriarca, amigo e condutor com quem temos muito a aprender.

Criado por Mario Puzo no romance “O Poderoso Chefão” e brilhantemente representado por Marlon Brando (mais velho) e por Robert De Niro (mais jovem) nos dois primeiros filmes da trilogia digirida por Francis Ford Coppola, Vito Corleone é um exemplo através do qual podemos nos espelhar – em certa medida, claro – a fim de desenvolvermos algumas das qualidades que nos tornarão melhores familiares, melhores amigos e melhores líderes.

Quais seriam, portanto, as principais lições de vida que esse grande personagem poderia nos ensinar? Continue conosco e confira-as! Todos os comentários foram selecionados do livro:

1# MANTENHA SEMPRE A HUMILDADE

“Ele aprendera há muito tempo que a sociedade impõe afrontas que precisam ser suportadas e confortadas pelo conhecimento de que neste universo chega o momento em que o mais humilde dos homens, se conservar os olhos abertos, pode vingar-se do mais poderoso. O conhecimento desse fato impedia Don Vito de perder a humildade que seus amigos tanto admiravam nele.”

2# CONFIE APENAS NA FAMÍLIA E NOS AMIGOS PRÓXIMOS

“Nunca deixe nenhum estranho fora da família saber o que você pensa. Nunca deixe ninguém saber o que pensa intimamente.”

3# DÊ O DEVIDO VALOR À AMIZADE

“A amizade é tudo. A amizade é mais do que talento. É mais do que governo. Ela é quase igual à família.”

4# TRATE A TODOS DA MESMA MANEIRA

“Don Corleone recebia a todos, ricos e pobres, poderosos e humildes, com demonstrações de afeto. Não menosprezava ninguém.”

5# UMA BOA REDE DE CONTATOS É FUNDAMENTAL

“Você já ouviu falar dos exploradores que deixam depósitos secretos de comida espalhados na rota do Pólo Norte? Justamente para o caso de precisarem deles algum dia? Isso é o que representam os favores do meu pai. Algum dia ele estará nas casas de cada uma dessas pessoas, e será muito melhor que venham ao encontro dele”.

6# NUNCA FIQUE EM DÍVIDA COM ALGUÉM

“O indivíduo estava em dívida com ele, e tinha o direito de convocar a pessoa, a qualquer momento, para saldar a dívida por meio de um pequeno serviço“.

7# TUDO É PESSOAL

“Tudo é pessoal. Todo pequeno aborrecimento que todo homem tem de engolir todos os dias de sua vida é pessoal. Chamam a isso de negócios, mas a verdade é que é totalmente pessoal. Você sabe com quem aprendi isso? Com meu pai. Se um raio atingisse um amigo seu, o velho tomaria isso como um caso pessoal. Quando ingressei no Corpo de Fuzileiros ele considerou um caso pessoal. Isso é o que o faz grande.”

8# SEJA ATENCIOSO COM OS OUTROS

“Don Corleone recebeu o padeiro com um abraço caloroso. Toda Páscoa, os pastéis mais saborosos chegavam à casa de Don Corleone. Todo Natal, e também nos aniversários dos integrantes da família, tortas deliciosas evidenciavam o respeito dos Nazorine”.

9# APRENDA A DIZER NÃO DA MELHOR MANEIRA

“A gente não pode dizer não às pessoas de quem gostamos, nem sempre. Este é o segredo. Então quando a gente diz esse não, tem que soar como um sim. Ou a gente tem que fazê-las dizer não“.

VÍDEO EM DESTAQUE