Qual é a quantidade de água que você deveria tomar diariamente? 🚰

Essa é uma questão muito importante para a nossa saúde. Afinal, mais de 60% do corpo humano é composto por água. 💧 Então você pode imaginar os malefícios de ficar desidratado.

O Portal Drauzio Varella escreveu um artigo para esclarecer essa dúvida e a resposta depende de diferentes fatores.

  • Peso: quanto maior o seu peso, maior a necessidade de água.
  • Clima: moradores de cidades mais quentes precisam beber mais água.
  • Atividade física: quanto mais exercício você fizer, mais água deve beber.
  • Estação: no inverno e na primavera, devemos aumentar nosso consumo.
  • Metabolismo: quanto mais acelerado, maior deve ser a ingestão de água.
  • Dieta: se você ingerir muito sal, precisará beber mais água.

Além disso, quando você bebe álcool, o ideal é alternar um copo de bebida e um copo de água; e algumas doenças (caso você esteja com uma) podem demandar uma ingestão especial de líquido, variando a cada caso.

A recomendação básica do artigo é se guiar pela cor da urina. 🚽 Se ela estiver amarelo-claro, excelente. ✅ Se estiver amarelo-escuro e com odor forte, é sinal de que você anda bebendo pouca água. A sugestão é ir agora mesmo tomar dois copos para se hidratar. ⛔️

Agora, se você for muito ao banheiro e a urina estiver transparente, isso também não é aconselhável. ⛔️ Quer dizer que você está tomando demais, o que pode causar problemas à saúde. O equilíbrio é sempre a melhor opção.

Se você quer um número para se guiar inicialmente, a recomendação do NHS (o serviço britânico de saúde) é de 6 a 8 copos por dia, o equivalente a 1,2 litro e 1,6 litro. 🌊 A partir disso, você pode fazer a análise da urina e ir adaptando.