Anotar as coisas, um hábito das pessoas bem-sucedidas

As pessoas bem-sucedidas possuem um hábito em comum: o de fazer anotações, seja no papel ou no smartphone. Richard Branson, empresário britânico que fundou o grupo Virgin e possui uma fortuna avaliada em US$ 4,9 bilhões, colocou a questão da seguinte maneira:

Todos os anos, uso dúzias de cadernos. Escrevo tudo o que me ocorre diariamente. Uma ideia que não é escrita é uma ideia desperdiçada. Quando a inspiração nos atinge, é necessário que a capturemos.

Seja você quem for – um estudante, um empreendedor ou qualquer profissional – saiba que começar a tomar notas será um atalho para conquistar a distinção em sua área de trabalho. E, entre os principais motivos para isso, podemos abordar esses três:

1# VOCÊ ESTARÁ APRENDENDO MELHOR

Anotar não é apenas uma maneira de memorizar melhor o conhecimento adquirido. É também um modo de se envolver no processo de aprendizagem e aprimorá-lo. Isso vai ajudá-lo, entre outras coisas, a fazer conexão com outras informações que já possui, desenvolvendo com mais profundidade as ideias. Um estudo de 1970 descobriu que os estudantes que fazem anotações possuem 7x mais chances de se lembrarem dos assuntos abordados em aula do que aqueles que não anotaram nada.

2# VOCÊ SE TORNARÁ UM LEITOR MELHOR

Quando estamos lendo, fazer anotações é uma das melhores maneiras de manter o foco. Esse hábito nos auxilia também a nos atermos aos pontos principais da leitura. Assim, é comum que nos tornemos melhores leitores e que comecemos até mesmo a ler com maior rapidez. Aos poucos, você começará a reter informações com muito mais precisão, e nas ocasiões em que isso não for o bastante, poderá simplesmente consultar as suas notas. E, no final das contas, é isso o que o hábito de anotar criará para você – o seu depósito de conhecimento pessoal.

3# VOCÊ FARÁ AS PERGUNTAS CERTAS

Por vezes, evitamos fazer perguntas porque temos medo de parecer ignorantes. Mas isso é um equívoco, porque fazer as perguntas certas é uma das melhores maneiras de deixar para trás a própria ignorância. Se você estiver tomando notas em uma reunião, por exemplo, você começará a encontrar conexões que poderia não ter percebido caso não tivesse anotado aquela coisa específica. Tal procedimento o ajudará a fazer as questões certas e a obter respostas satisfatórias. Como afirma Caroline Webb, autora do livro How to Have a Good Day:

Anote. Use sua inteligência para fazer as coisas, e não para tentar lembrar do que precisa ser feito.

VÍDEO EM DESTAQUE