cor de terno

Cor de terno: as 3 melhores para ter no seu armário

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Você está pensando em comprar um terno, mas não sabe qual cor escolher? Tudo bem. Esse é um dilema clássico do homem contemporâneo. Antigamente o dress code social predominava dentro das empresas. Pode fazer o teste. Pergunte ao seu avô como ele e seus colegas se vestiam no escritório. Muito provavelmente a resposta será “terno e gravata”.

Mas nos últimos anos, houve uma “casualização” dentro do ambiente profissional. Uma pesquisa britânica revelou que somente 1 em 10 pessoas usa terno para trabalhar hoje em dia. Apenas nas profissões mais tradicionais, como advogado ou bancário, os looks sociais continuam a fazer parte do dia-a-dia.

(Pausa para uma curiosidade: você sabe a diferença entre terno, costume, blazer e paletó? Clique no link para descobrir a resposta!)

Só que mesmo atualmente, há certas ocasiões em que roupa nenhuma substitui um terno bem cortado. Quando você quer causar uma boa impressão, ele é seu melhor companheiro. Exemplos? Uma festa de casamento. Uma cerimônia de premiação. Uma reunião com o alto escalão da empresa. E assim por diante. Mas como escolher o look ideal, quando você tem pouca — ou até mesmo nenhuma — experiência com esse tipo de roupa?

Uma das primeiras decisões diz respeito à cor. Hoje vamos falar sobre as três melhores cores para o terno masculino, por ordem de importância. Ou seja? Se você ainda não tem nenhum terno, compre a opção #1. Depois a #2. E, no futuro, a #3. A velocidade depende da sua demanda pessoal. Pode ser questão de semanas, meses ou anos. Mas o fato é que, com este trio, você estará bem defendido em qualquer lugar.

1# TERNO AZUL-MARINHO

terno cores
O terno azul marinho é o mais versátil

O terno azul-marinho é o modelo mais versátil. Ele deve ser escuro o suficiente para passar uma imagem de seriedade. Fazendo essa escolha, você será um símbolo de elegância em qualquer ocasião aonde for, desde um casamento sofisticado até uma entrevista de emprego. Funciona igualmente bem com sapato marrom ou preto. Lembrando que o couro do cinto, caso você use, deve casar com o do sapato. A mesma regra vale para o relógio.

2# TERNO CINZA ESCURO

O terno chumbo é uma excelente opção para o trabalho

A melhor alternativa ao azul-marinho é o terno cinza escuro, uma opção elegante e bastante flexível também. Uma vantagem desse modelo é que, no Brasil, poucos homens usam em comparação com a Europa ou Estados Unidos. Então você vai se destacar — na medida certa — onde estiver. O sapato também pode ser marrom ou preto.

3# TERNO AZUL OU CINZA COM PADRONAGEM

terno cores
Ternos com padronagem trazem um toque de ousadia ao visual

Você já tem um terno azul-marinho e um cinza? Então sua terceira compra (idealmente) deve ser repetir alguma dessas cores, mas agora com uma padronagem, como a príncipe-de-gales (foto da esquerda) ou a espinha-de-peixe (direita). Assim você terá uma opção mais ousada no armário para quando quiser sair do convencional. Lembrando que, quanto mais suave for a textura, mais formal o terno será.

“UÉ, CADÊ O TERNO PRETO?”

terno cores
O terno preto é um clássico, mas que passa uma imagem muito séria

Pois é, senhores. Sentiram falta do terno preto? Ele realmente não entrou em nossa lista. Por quê? Alguns motivos. Em primeiro lugar, ele é o mais sério de todos, o que limita as opções de uso. No caso do azul marinho ou do cinza, você pode tranquilamente usá-los de maneira mais casual. Por exemplo, apenas com o paletó fazendo o papel de blazer. Ou calça e camisa sozinhas. Esses looks não funcionam tão bem com a cor preta, devido ao seu aspecto mais formal.

Outra questão é que, no Brasil, praticamente todo mundo tem um terno preto no armário. Especialmente os homens de 35 ou 40 anos para cima. Então ao apostar no azul marinho e no cinza, você conseguirá se destacar mais no ambiente em que estiver.

Ainda nesse quesito da seriedade, o terno preto está culturalmente muito ligado ao horário de trabalho, especialmente nas profissões mais tradicionais, como advocacia ou gestão pública. Então ele pode ser uma boa escolha para reuniões importantes. Só que para o dia a dia da empresa (assim como festas e eventos) não é a melhor opção.

Dito isso, o terno preto é um clássico da moda masculina. Então se você quiser comprar um, não há nada de errado com isso. Apenas lembre-se de escolher um modelo slim, com ajuste perfeito no seu corpo, para modernizar o visual. Porque se sobrar tecido em algum lugar, o seu look ficará muito ultrapassado. Quando você está de terno preto, não há muito espaço para erro.

CONCLUSÃO | COR DE TERNO

Um último conselho? O caimento do terno no seu corpo é tão importante quanto a cor dele. (Ou até mais.) Em geral, as lojas oferecem serviço de ajuste quando você compra um terno. Não pule essa etapa jamais. E, caso a marca não tenha um alfaiate próprio, leve o seu terno para ajustar em algum profissional de sua confiança. Isso faz uma diferença gigante, pode acreditar.