As dicas de Chris Hemsworth para construir um corpo de herói

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Interpretar um deus nórdico no cinema não é tarefa para qualquer um. Ainda mais se você acabou de fazer um filme cujo seu personagem é um náufrago, com o corpo castigado por vários dias à deriva no mar.

Eis a rotina de Chris Hemsworth, senhores. O ator está na capa da “Men’s Health” americana de maio, dando dicas para construir um corpo de herói. E o cara tem propriedade para falar disso. Afinal, é ninguém menos do que Thor no universo cinematográfico da Marvel.

EMAGRECENDO PARA VIVER UM NÁUFRAGO

HOTS-20131121BO4V6873.dng

Antes de mais nada, Hemsworth conta à revista como perdeu 13 quilos para fazer um marinheiro em “No Coração do Mar”. Sob a orientação do guru fitness Luke Zocchi, ele adotou uma dieta de baixa caloria e alta densidade nutricional. Ao longo de 4 semanas Chris consumiu apenas 500 calorias diárias.

“Foram muitas saladas gigantes e imensos pratos de sopa de vegetal”, diz. “Você sente como se fosse uma grande refeição e tem a impressão de que está satisfeito. Só que você está mal alimentado. O desafio não é físico, mas emocional.” Ele continuou fazendo musculação diária para não perder toda a sua massa muscular durante a dieta.

TRANSFORMAÇÃO PARA THOR

rs_1024x759-150430061539-1024.Chris-Hemsworth-Avengers-Age-Of-Ultron-JR-43015

Quando as gravações para “No Coração do Mar” terminaram, aí veio o próximo desafio: retomar o físico de Thor para “Os Vingadores: Era de Ultron”. Hora de aumentar a carga na academia e adotar exercícios isolados.

Aqui a instrução de Zocchi, seu treinador, foi desacelerar o ritmo dos exercícios para maximizar a tempo em que os músculos ficam sob tensão. Um exemplo prático disso, ok? Fazer 3 séries com 12 repetições em que a fase excêntrica (de abaixar o peso) leva 3 segundos e, depois, realizar uma 4ª série mais lenta abaixando o peso em 8 segundos.

Essa estratégia foi usada nos treinos de peito, ombro, bíceps e tríceps. Para as costas, ele usou a barra com diferentes variações de pegada. A alimentação também teve mudanças, claro. Hemsworth seguiu apostando na densidade nutricional, mas agora com muito frango e peixe no prato, além de smoothies diários de proteína.

SECANDO PARA SER UM CAÇADOR

snow-white-huntsman-movie-image-chris-hemsworth

Depois de fazer um pescador magro e um super-herói gigante, novamente Hemsworth precisou se reinventar para o papel em “O Caçador e a Rainha do Gelo”, que requeria mais agilidade e atletismo.

Os exercícios isolados foram deixados de lado, assim como os smoothies de proteína, para dar espaço a exercícios que utilizam o peso do corpo e bastante cardio. Ou, mais especificamente, sessões de boxe e circuitos abdominais.

São três treinos diferentes, para três objetivos distintos, mas que no final das contas têm o mesmo segredo: disciplina. Como anda a sua, caro leitor? Tão forte quanto um deus nórdico ou tão fraca quanto um marinheiro à deriva?