Ator Ryan Reynolds negocia comprar 3º clube mais antigo do mundo

O ator de Hollywood Ryan Reynolds, famoso por interpretar o caricato e extrovertido Deadpool, comprou um dos clubes mais antigos do futebol: o Wrexham AFC, equipe local da cidade galega de Wrexham, e que atualmente disputa a 5ª divisão do campeonato britânico. O ator, junto ao seu colega Rob McElhenney, criou uma empresa para legitimar a proposta da compra do time.

Projeção global

Desde 2011, o time era administrado através de um fundo criado por torcedores, e a equipe acabou atraindo os olhares dos atores, que enxergaram uma oportunidade de investimento. Após algumas rodadas de negociações, os companheiros puderam expor suas ideias para o Wrexham AFC no início do mês em uma reunião por videoconferência com os sócios do clube. Reynolds e McElhenney propuseram um investimento de US$ 2,6 milhões só para começar, mas o principal objetivo é transformar a equipe em um time de destaque no futebol mundial. “Este é o terceiro clube mais antigo do planeta e não vemos por que não pode ter um apelo global. Queremos que o Wrexham seja uma força global” falou Reynolds.

Os amigos que criaram a empresa RR McReynolds para poder concretizar o projeto fizeram uma declaração, jurando “sempre vencer” o nemesis local do clube, o Chester. Eles também disseram que iriam proteger o legado, valores e tradições do Wrexham AFC. “Entendemos e respeitamos a intensa lealdade e amor por este clube e como ele está inserido na estrutura da cidade [de Wrexham] e seus torcedores”, falaram.

A dupla ainda afirmou que não medirão esforços nem recursos para garantir que o time ganhe exposição, e garantiram que a ideia por trás de todo o investimento é dar para os torcedores aquilo que mais desejam para seu clube de coração, a vitória. E quem sabe, em breve o Wrexham AFC não estará entre os favoritos dos fãs de futebol de todo o globo, assim como os grandes clubes que disputam a Premier League. A aclamada Liga sempre tem um lugar cativo no coração daqueles que costumam dar pitacos em partidas, e eles podem aproveitar que apostar online na Bet365 é seguro e conta também com bônus de boas-vindas.

O Wrexham AFC foi fundado em 1864 no norte do País de Gales, em 2008 o clube foi rebaixado da English Football League para a 5ª divisão do futebol britânico, onde permanece até hoje. Já as negociações acabaram chegando em um final feliz — após 98% dos mais de 2 mil membros do fundo de torcedores aceitarem a proposta. Com o encerramento das negociações, Reynolds se torna o segundo ator de Hollywood a ser proprietário de um time do futebol galês. A atriz Mindy Kaling, em 2016, fez parte de um consórcio americano que comprou o Swansea City.

Famosos que investem no esporte

Reynolds e McElhenney são apenas alguns dos famosos que enxergaram o potencial de se investir no ramo esportivo. E alguns outros astros já fizeram ou vêm fazendo o mesmo – um exemplo recente foi a compra da XFL (uma liga de futebol americano), pelo astro dos filmes de ação, Dwayne Johnson, o “The Rock”. O ator, junto com seus sócios Dany Garcia e RedBird Capital Partners (empresa de investimentos privados) adquiriram a liga após a declaração de falência em abril.

Elton John em 1976 acabou se tornando o presidente do Watford FC, equipe para qual torce, ocupando o cargo de 1976 até 1987. Posteriormente, voltou a assumi-lo de 1997 até 2002. Hoje, apesar de não ser mais um acionista majoritário da equipe, é considerado o presidente honorário vitalício, e ainda tem um estandarte o homenageando no estádio do time. Elton John ainda é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do Watford, já que participou ativamente da ascensão da equipe da 4ª divisão até a elite da Premier League. Além disso, enquanto ele era o mandatário, o Watford conquistou o vice-campeonato inglês na temporada 1982/83 e também chegou até a final da Copa da Liga Inglesa de 1984, mas perdeu o jogo para o Everton.