Bulletproof Coffee: a receita de café que turbina seu corpo e mente

Você já ouviu falar no Bulletproof Coffee, o café à prova de balas? Essa é uma receita que viralizou na internet recentemente, por oferecer uma espécie de turbo mental e físico a quem tomar.

Sua fórmula foi desenvolvida pelo empreendedor americano David Aspray, visando “hackear o próprio corpo, com base numa receita de chá que conheceu durante uma viagem ao Tibete. Ela reúne café, óleo de coco e ghee, uma manteiga de origem indiana.

Além de nos fornecer uma alta dose de energia, o Bulletproof Coffee também ganhou popularidade por proporcionar sensação de saciedade, diminuindo o nosso consumo calórico depois de tomá-lo.

Os adeptos da bebida dizem que ela aumenta bastante a disposição física e mental. E por que funciona? O nutricionista Fernando Castro explicou numa entrevista ao site “Dicas de Mulher”:

A cafeína pode melhorar o estado de alerta mental e a capacidade cognitiva. Quando misturada a uma fonte de gordura, a cafeína é absorvida mais lentamente, o que mantém um estado de alerta e concentração por mais tempo. A gordura, por sua vez, aumenta a saciedade e dá ao organismo uma fonte de energia que pode ser usada lentamente, mantendo também o ritmo físico.

Deu para entender? O Bulletproof Coffee é rico em calorias, então simplesmente acrescentá-lo à dieta faria uma pessoa ganhar peso. Mas como ele é eficaz para inibir o apetite e dar disposição, acaba ajudando a emagrecer, se você inseri-lo em sua dieta da maneira correra.

Mas fiquem espertos, senhores. Ele é contraindicado (1) para quem tem problemas gástricos e (2) pessoas com colesterol alto, porque é rico em gordura. Beleza?

O pessoal do Grão Gourmet fez uma experiência de um mês tomando o Bulletproof Coffee. Esta foi a conclusão, mas vale a pena ler também a matéria completa no blog:

De fato, não senti necessidade de comer nada após tomar o café à prova de balas. Eu tomava lá pelas 8h da manhã e ficava com fome 12h, na hora do almoço já. Quando fazia exercícios pela manhã, lá pelas 10-11h, sentia meu corpo mais leve e com mais disposição.

A estratégia que muitas pessoas estão adotando é substituir o café-da-manhã pelo Bulletproof Coffee, fazer exercício, ir para o trabalho — e só voltar a comer na hora do almoço.

E nem pense em substituir outras refeições por ele, porque aí seu corpo ficará privado de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e você vai pifar rapidamente. É para tomar apenas uma vez ao dia, pela manhã. Beleza?

Se você quiser experimentar, confira abaixo uma receita básica — lembrando que existem diferentes variações hoje em dia do Bulletproof Coffee. E se você pretende transformar isso num hábito, não deixe de consultar antes um nutricionista, porque ele vai ajudá-lo a equilibrar o “café à prova de balas” com as outras necessidades nutricionais do seu corpo.

Uma coisa perigoso é você diminuir a ingestão de frutas e proteínas da sua alimentação, já que essa receita te dá uma sensação de saciedade. Cuidado, não deixe de falar com um nutricionista caso esteja cogitando o Bulletproof Coffee para o longo prazo. Testar alguns dias é uma coisa, mas transformar num hábito é mais sério e requer acompanhamento.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de chá de café
  • 1 colheres de sopa de ghee ou manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de óleo de coco

MODO DE PREPARO

  • Prepare o café normalmente
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer
  • Tome

Simples, não? O ideal é não usar açúcar ou adoçante, para manter a receita mais saudável. Tem gente que coloca 2 colheres de óleo de coco e 1 de manteiga; e outras que fazem o inverso. Veja qual você gosta mais e peça também a opinião do seu nutricionista, para ver qual ele acha mais indicado ao seu caso.

Nós vamos fazer aqui no El Hombre uma experiência de um mês, com acompanhamento nutricional, e depois vamos contar o resultado no YouTube.