Cada cigarro está tirando 14 minutos da sua vida, diz estudo

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Você é fumante, caro leitor? Se a resposta for “sim”, temos uma informação que talvez faça você rever o hábito: cada cigarro está tirando 14 minutos da sua vida.

É o que revelou um levantamento do site “Treatment4Addiction“, um diretório online para viciados em droga. Como eles chegaram a este número? Eis fórmula:

  • Compararam a expectativa de vida dos fumantes e não-fumantes
  • Com isso descobriram o número de tempo perdido
  • Fizeram uma conta da média de quantos cigarros o usuário consome
  • E pronto, chegaram à conclusão do efeito de cada unidade na saúde

Segundo o levantamento, um fumante regular, que consome um maço diário, perde 10 anos de vida. Ou, em termos porcentuais, 13% de sua estadia na Terra.

Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde, mas quando vemos este tipo de informação na prática, a coisa é outra. Vale ou não o esforço para se livrar do hábito?

Isso sem contar que o hálito de cigarro é super broxante para as mulheres. Uma pesquisa com 1000 pessoas revelou que mais da metade delas (52%) não beijaria alguém no primeiro encontro por causa disso.

Ou seja, o cigarro traz muitos problemas para poucos (ou nenhum) benefício. E aproveitando a deixa, leia a nosso matéria sobre os 9 hábitos que fazem uma pessoa viver mais. Quem sabe isso não te ajuda a chegar no centenário?