Por que temos sono após o almoço? 7 truques para carregar a energia

Quem nunca sentiu aquele sono depois almoço, lá pelas 2 ou 3 da tarde, e ficou trabalhando como um zumbi na frente do computador durante a tarde? Fique tranquilo, cavalheiro, você não está sozinho nessa. Muito pelo contrário. Segundo a ciência, o relógio natural do corpo humano está programado para tirar um cochilo nesse horário.

Sério, não é brincadeira. Pode pesquisar. Uma neurocientista confirmou isso para o jornal britânico “The Telegraph”. Se você jogar no Google, vai encontrar vários especialistas falando dessa história. Claro que, se você dormir poucas horas à noite, se alimentar mal, estiver sofrendo de estresse, etc, o problema vai se agravar. Mas em geral, quase todo mundo tem uma certa moleza depois de almoçar.

Então pinta a questão: como lidar com isso? Afinal, esse cansaço é devastador para a nossa produtividade. E eu falo por experiência própria, porque trabalho na velocidade de um Bugatti de manhã e como um Fiat 147 à tarde. Hoje decidi dar um basta nessa fadiga lazarenta e fui atrás dos melhores métodos para recarregar a energia instantaneamente. Saca só:

1# ÁGUA GELADA NA CARA

Tomar uma ducha gelada melhora circulação sanguínea, libera endorfina e faz de você um sujeito mais produtivo, segundo a ciência. Como é inviável para a maioria de nós fazer isso em pleno horário de trabalho, o negócio é jogar água gelada no rosto ali na torneira mesmo, talvez molhar nuca, os braços — e tomar um copão depois para manter o corpo bem hidratado, o que ajuda a ter energia.

2# COCHILO DE 15 A 20 MINUTOS

Pois é, senhores, essa é a sugestão daquela neurocientista que o jornal “The Telegraph” conversou. Um cochilo de 15 a 20 minutos, segundo ela, tem a capacidade de revigorar o nosso cérebro, aumentar a nossa atenção e melhorar a performance motora.

Como temos uma hora de almoço, o negócio é tentar comer em 40 minutos e depois achar um canto — pode ser no carro, no jardim do prédio, sei lá — para dar esse cochilo abençoado. Só que toma cuidado, porque se você dormir mais do que 20 minutos, pode entrar num sono profundo e acordar ainda mais cansado depois.

3# DAR UMAS GARGALHADAS

Que tal unir o útil ao agradável? Estudos provam que a risada tem a capacidade de aumentar a nossa energia, nos deixando mais focados depois. É fácil achar um canal no YouTube, perfil no Instagram ou página no Facebook capaz de proporcionar essas milagrosas gargalhadas a nós. Os “remédios” que eu prescrevo? O Instagram do @soueunavida e o Facebook do @sensacionalista. Vale a pena acessar os dois depois do almoço.

4# CAMINHADA DE 10 MINUTOS

Tá cansando? Levanta da cadeira, se alonga e dá uma caminhada de 10 minutos na rua. Uma pesquisa revelou que essa atividade pode nos energizar por 2 horas seguidas. Nada mal, né?

5# MÚSICA ANIMADA

Bora colocar uma música animada no fone de ouvido? Isso aumenta o nosso estado de alerta e, se ela tiver um baixo potente, de bônus você ainda vai se sentir mais confiante, segundo um estudo. Cantar junto é outro truque eficiente para nos dar energia, pela alta dose de oxigênio usada na tarefa. Só que no ambiente de um escritório, faculdade ou colégio pode ser esquisito. Uma alternativa? Só acompanhar a letra com a boca, sem fazer som.

6# TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO

Existem algumas técnicas de respiração da yoga que ajudam a aumentar oxigenação do sangue, consequentemente nos deixando com mais energia e foco. Este exercício aqui você faz em 1 minuto e o resultado é imediato.

7# E LÓGICO, TEM O CAFÉ

Para fechar a nossa lista, temos o nosso bom e velho amigo café, imprescindível para dar aquele up quando estamos cansados. A cafeína é um estimulante eficaz que inibe a ação do hormônio responsável por nos dar sono. Mas fique esperto para não exagerar na dose. Especialistas sugerem no máximo 3 xícaras por dia. Mais do que isso “pode causar irritação, insônia e até complicações cardíacas”, segundo eles.

VÍDEOS EM DESTAQUE