Cantadas prontas: por que elas não funcionam, segundo a ciência

Se você é do tipo que usa aquelas cantadas prontas para puxar assunto com uma mulher, deveria ouvir o conselho que o rei Juan Carlos, da Espanha, deu certa vez ao presidente venezuelano Hugo Chávez: “¿Por qué no te callas?”

O negócio é que os xavecos prontos mais queimam o filme do que ajudam. E quem garante isso é a própria ciência. Um estudo conduzido por Chris Kleinke, da Universidade do Alasca, conversou com 163 mulheres e 137 homens sobre as diferentes estratégias que os homens usam para puxar conversa.

A conclusão dos pesquisadores foi de que existem basicamente três maneiras diferentes de iniciar uma interação:

1# Aberturas diretas, que são honestas e diretas ao ponto. Exemplo: “Você topa me acompanhar num drink?”

2# Aberturas sutis, que disfarçam a intenção da paquera. Exemplo: “O que você acha dessa banda?”

3# Aberturas atrevidas, que envolvem humor e geralmente possuem teor sexual. Exemplo: “Você vai pegar o ônibus? Porque você tá no ponto.”

O próximo passo do estudo foi analisar, usando uma lista de 100 frases dentro das categorias acima, quais eram as mais e as menos efetivas na opinião das mulheres para quebrar o gelo.

Das 30 frases com nota mais alta 15 eram aberturas diretas, 14 eram aberturas sutis e apenas 1 era abertura atrevida. E olha que ela nem era tão atrevida assim: “Eu precisei de muita coragem para chegar em você, então posso pelo menos saber qual é o seu nome?”

Em relação às 30 piores, nada menos do que 28 eram aberturas atrevidas e somente 2 eram aberturas diretas. Nenhuma abertura sutil entrou na lista das notas mais baixas.

Qual é a razão disso? Um estudo feito pela Universidade do Estado de Nova York tem a resposta: quem usa cantada pronta é visto como menos confiável e inteligente pelas mulheres.

Mas não se desesperem, senhores, pois há luz no fim do túnel. Temos no El Hombre duas matérias (aqui e aqui) com dicas para puxar conversa com uma mulher sem precisar apelar aos xavecos prontos.

E aí, convencido a não usar mais cantadas prontas? Então veja agora nosso vídeo de como puxar papo com uma mulher: