fbpx
tom sobre tom

Tom sobre tom: como usar no look masculino? [2021]

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Você já ouviu falar no tom sobre tom? Esse é um dos truques de styling mais tradicionais da moda masculina. Trata-se basicamente de combinar peças da mesma cor, porém com tons diferentes. Hoje vamos dar algumas dicas de como incorporar essa técnica ao look masculino.

HARMONIA DE CORES | TOM SOBRE TOM

Em primeiro lugar, qual é a grande vantagem do tom sobre tom? Ao apostar nele, a chance de você acertar na harmonia de cores do seu visual é alta. Isso porque você estará combinando peças que estão dentro de uma escala próxima de coloração. Naturalmente elas vão se encaixar bem.

tom sobre tom
À esquerda, um look social clássico apostando nos tons de azul; à direita, uma combinação casual com peças em tons terrosos, incluindo uma infalível jaqueta de couro

ALONGANDO A SILHUETA | TOM SOBRE TOM

Além disso, o efeito óptico do tom sobre tom alonga a nossa silhueta. Em outras palavras? Nós parecemos mais altos, porque cria uma sensação de verticalidade no look. Só que isso depende, claro, de você incluir a calça no conjunto. Porque também é possível adotar o tom sobre tom apenas na combinação entre a camisa/camiseta e o blazer/jaqueta.

tom sobre tom
A combinação entre preto com tons de cinza (esquerda) traz muita harmonia ao visual, assim como a escala de azul num look formal (direita)

LOOK MODERNO | TOM SOBRE TOM

Apesar do tom sobre tom ser uma técnica antiga, essa é uma tendência que está em alta hoje. Portanto o seu visual ficará bastante moderno ao utilizá-lo. Grandes ícones da moda masculina como David Beckham e Ryan Gosling estão sempre usando esse truque, seja em looks casuais ou sociais.

tom sobre tom
David Beckham (esquerda) e Ryan Gosling (direita) são adeptos da técnica do tom sobre tom

COMBINAÇÕES CLÁSSICAS | TOM SOBRE TOM

Vamos analisar algumas cores que ficam bem dentro desse contexto do tom sobre tom? O azul é uma aposta infalível. Você também pode mixar preto com cinza, fica show de bola. Aí temos os tons terrosos, como marrom e caramelo, que vão dar um toque aventureiro ao seu look. Para o verão, bege e branco é uma boa ideia.

tom sobre tom
A dupla composta por branco e bege é perfeita para os dias quentes

PS: E O CALÇADO?

O calçado pode seguir a mesma lógica das roupas ou, então, ter uma cor contrastante. Isso cria um efeito bem interessante. Aí vai de acordo com o seu gosto pessoal.

tom sobre tom
Você pode optar tanto por um calçado que dá continuidade ao tom sobre tom (esquerda) ou escolher um modelo contrastante (direita)

EXTRA: ALL BLACK

Montar um look apenas com peças pretas também deixa o visual incrivelmente estiloso. Nós temos uma matéria aqui no El Hombre com 15 ideias de como adotar o all black no seu look, vale a pena conferir.