Estilo

Como combinar o sapato com sua roupa

Compartilhe

Li em algum lugar, um tempo atrás, que você pode julgar um homem pelos seus sapatos. Achei isso exagerado — e até superficial — na época. Sério, julgar um homem pelos sapatos? Mas o tempo me fez compreender melhor aquela frase. E, inclusive, concordar com ela.

Um homem que combina o sapato com o resto do look é alguém que se preocupa sempre com os detalhes e sabe o valor das pequenas coisas, uma atitude sábia que você acaba transportando para outros aspectos da vida.

Aliás, combinar não é o suficiente para esse homem. Ele faz questão, também, de deixar seu sapato em ordem, limpo, engraxado. Por quê? Ele sabe que cuidar bem de si mesmo — e de seus pertences — é o melhor caminho para afastar o desleixo de nós, um mal que se espalha por todos os lados se dermos a chance.

Então faça uma breve reflexão: como você tem se comportado nesse sentido, caro leitor? Para ajudá-lo a dar os passos certos em direção a esta filosofia, reunimos 4 dicas essenciais para combinar o sapato com seu look. Antes de falar sobre elas, porém, eis um breve dicionário dos diferentes modelos presentes nesta matéria, para ajudá-lo a compreender melhor o nosso guia:

BREVE DICIONÁRIO DOS MODELOS (veja aqui a versão completa)

Mocassim: Modelo fechado, não precisa de cadarço para amarrar. Não tem salto, apenas um fino solado de borracha ou cravos.

Loafer: Lembra o Mocassim, mas possui salto baixo, sola e constituição mais robusta.

Derby: Bastante versátil. Tem cadarço e os furos que ficam numa aba costurada no corpo do sapato.

Oxford: Semelhante ao Derby, mas os furos do cadarço são no próprio corpo. É formal.

 

Sider: Tem origem náutica, com solado riscado e sistema de amarração em 360 graus.

Monk Strap: Em vez de cadarço traz alça e fivela.

1# LOOK ESPORTE OU CASUAL

Reprodução / Pinterest

Vamos começar pelo básico: o look esporte ou casual. Quais são os melhores modelos de sapato para usar nessa situação? O Mocassim é uma opção perfeita, pois traz bastante descontração ao look sem deixá-lo desleixado. A ideia é ficar um pouco mais sério? Adote um Derby, de preferência marrom, porque é mais casual do que preto. E no calor você pode investir sem medo no Sider, especialmente para eventos diurnos.

2# LOOK ESPORTE FINO OU PASSEIO

Reprodução / Pinterest

Num traje esporte fino, um blazer de respeito é imprescindível. E para fazer um belo par com ele, o Loafer é uma aposta certeira, especialmente os de camurça. Quer ousar? Vá de Monk Strap, um dos modelos mais hypes do momento. E o Derby, por sua versatilidade, também combina nessas ocasiões.

3# LOOK SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO

Reprodução / Pinterest

Chegou a hora de falar do terno, senhores. Se você vai a uma situação que pede look social ou passeio completo, o Oxford é o modelo mais tradicional e seguro para se usar. Mas nada impede de você adotar  um belo Derby ou então um Loafer de couro. Para jogar seguro, escolha um modelo preto. Mas o marrom é uma opção moderna que, às vezes, pode funcionar bem.

4# NÃO TENHA MEDO DE OUSAR

Divulgação / Pitti Uomo

Uma consideração final? Quando o assunto é moda masculina, as regras nunca estão cravadas na pedra. As dicas acima são uma iniciação, digamos assim, na arte de combinar o sapato com o resto do look. Conforme você vá se sentindo mais seguro e confiante, pode também começar a fazer apostas mais ousadas.

POST PRODUZIDO EM PARCERIA COM DI POLLINI

Este post foi produzido em parceria com a Di Pollini. Não deixe de conferir no site deles modelos capazes de dar um upgrade no guarda-roupas de qualquer homem.

VÍDEOS RELACIONADOS

Pedro Nogueira

Fundador e editor-chefe do "El Hombre" e do "Moda Masculina". Adora jogar tênis, ler livros e passear com seus pets.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais